Pressão do Governo leva à troca do número dois da Receita Federal


Jair Bolsonaro, no último dia 15 de agosto.

A Receita Federal, que nos últimos dias vem sofrendo pressões do Governo Jair Bolsonaro (PSL) em diversos escalões, trocou nesta segunda-feira seu número dois. José Paulo Ramos Fachada, o subsecretário-geral do órgão, será substituído por José de Assis Ferraz Neto. Oficialmente, a Receita apenas confirmou a troca, mas não explicou a razão da mudança. Nos bastidores, a afirmação é a de que o Governo cedeu às pressões de ministros do Supremo Tribunal Federal que reclamam de uma atuação política do órgão. Alguns desses magistrados, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli, se viram direta ou indiretamente envolvidos em processos administrativos tocados por auditores da Receita.
A mudança é apenas mais um ingrediente na crise entre o Governo e os auditores fiscais. Os trabalhadores da receita afirmam que pessoas do "entorno do presidente" planejam interferir em nomeações de cargos menores na capital fluminense, como os das delegacias da Barra da Tijuca e do porto de Itaguaí, por onde passam 21.000 contêineres diários e trabalham cerca de 50 auditores fiscais, em uma área dominada por milicianos. “É incomum ver um presidente se preocupar com questões tão pequenas quanto a chefia de um porto, mas demonstra que há um ataque orquestrado de várias autoridades contra a Receita”, alertou o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal (Sindifisco), Kléber Cabral.
El Pais

Related Post

Pressão do Governo leva à troca do número dois da Receita Federal BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 20 de agosto de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...