EM 10 ANOS, CHIKUNGUNYA MATOU MAIS QUE A DENGUE NO CEARÁ



🦟VOCÊ JÁ TEVE CHIKUNGUNYA OU DENGUE?
Um estudo publicado na revista The Lancet Microbe revela que o Ceará foi o estado com o maior número de casos de chikungunya (77.418) registrados no país. O número de mortes pela doença nos últimos dez anos foi superior ao da dengue, sendo registrado 1,3 óbito por mil casos diagnosticados, enquanto a taxa de mortalidade da dengue é de 1,1 por mil.

O estudo publicado na revista The Lancet Microbe, no último dia 6, é considerado o maior e mais abrangente estudo epidemiológico sobre o tema. A partir das análises, os pesquisadores determinaram o padrão de disseminação da doença e os fatores de risco que podem servir de base para a elaboração de estratégias efetivas de controle, prevenção e tratamento.

O virologista brasileiro William Marciel de Souza, um dos autores do trabalho e pesquisador do Centro Mundial de Referência de Vírus Emergentes e Arbovírus da University of Texas Medical Branch, nos Estados Unidos, explicou, em entrevista à Agência Brasil, por que o estado foi o mais atingido.

De acordo com o pesquisador, eles identificaram que a recorrência de chikungunya em 2022 no estado, após um intervalo de quatro anos, foi associada a uma nova introdução de uma linhagem leste-centro-sul-africana, “provavelmente originária de outros estados brasileiros após introdução em 2014”, de acordo com o virologista.

A pesquisa também estima que nova linhagem de chikungunya foi introduzida no Ceará entre meados de 2021 e o final daquele ano. “Acreditamos que esse padrão de recorrência continuará ocorrer caso não tenha nenhuma intervenção”, alertou Souza.

(Foto: Reprodução)

*Com informações da Agência Brasil.


#JornalJangadeiro #Dangue # #JJFeed #JJSaúde

Related Post

EM 10 ANOS, CHIKUNGUNYA MATOU MAIS QUE A DENGUE NO CEARÁ BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 11 de abril de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...