Zé Celso, ícone do teatro brasileiro, morre aos 86 anos Um dos fundadores do Teatro Oficina, o dramaturgo fez das artes cênicas o seu grande palco e foi símbolo da resistência artística desde os tempos da ditadura



O teatro brasileiro sofre hoje uma perda irreparável, com a partida de José Celso Martinez Corrêa (@zecelso.ator), que faleceu aos 86 anos nesta quinta-feira, 06.07, depois de um incêndio que atingiu seu apartamento no último 04.07 em São Paulo. Ele estava internado, mas não resistiu e teve falência de órgãos, após ter 53% do seu corpo atingido por queimaduras.

Zé Celso deixa para trás um potente legado de fundamento e experimentação para toda a dramaturgia nacional - foi diretor, ator e encenador ininterruptamente desde 1958, assinando a direção de Roda Viva, escrita por Chico Buarque, além de Cacilda!, sobre a vida da atriz Cacilda Becker (1921- 1969), além de montagens para Os Sertões, de Euclides da Cunha, e o O Rei da Vela, de Oswald de Andrade.

Nascido em 1937, em Araraquara (SP), fundou o Teatro Oficina (@oficinauzynauzona), que completa 65 anos de existência este ano. Preso durante a ditadura em 1974 e anistiado em 2010, o diretor tornou-se símbolo de resistência das artes cênicas do país, sendo reverenciado até hoje por grandes nomes da classe artística e público. Em 2023, casou-se com o também ator Marcelo Drummond, seu parceiro desde 1986.

(*) Vogue Cultura

Related Post

Zé Celso, ícone do teatro brasileiro, morre aos 86 anos Um dos fundadores do Teatro Oficina, o dramaturgo fez das artes cênicas o seu grande palco e foi símbolo da resistência artística desde os tempos da ditadura BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 6 de julho de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...