SAÚDE <> 1 EM CADA 3 PESSOAS NO MUNDO SOFRE DE PRESSÃO ALTA; MAIS DE 2 MIL CEARENSES MORRERAM ENTRE 2013 E 2023



Um estudo da Organização Mundial da Saúde mostrou que em todo o mundo, um em cada três adultos sofre de hipertensão. E a questão é ainda mais alarmante: quase metade não sabe se tem a doença, ou então não recebe o tratamento adequado. As estatísticas, porém, são ainda mais preocupantes no Brasil: mais de 50 milhões de brasileiros com idade acima de 30 anos convivem com hipertensão, também chamada de pressão alta.
Pelo menos 2.218 cearenses perderam a vida devido às doenças hipertensivas por ano, entre 2013 e 2022, como registram o Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, e a Secretaria da Saúde do Ceará.

A hipertensão é uma doença silenciosa que, se não for adequadamente diagnosticada por médicos cardiologistas e bem tratada, pode levar à várias outras intercorrências na saúde da pessoa, principalmente a longo prazo, como acidente vascular cerebral, infarto e morte. De acordo com o estudo da OMS, no Brasil, apenas 33% por cento dos 50 milhões de hipertensos controlam a pressão arterial.

Related Post

SAÚDE <> 1 EM CADA 3 PESSOAS NO MUNDO SOFRE DE PRESSÃO ALTA; MAIS DE 2 MIL CEARENSES MORRERAM ENTRE 2013 E 2023 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...