APÓS PRESSÃO DOS MUNICÍPIOS, SENADO APROVA RECOMPOSIÇÃO DE PERDAS DO FPM



Senado aprovou nessa quarta-feira (4) o projeto que viabiliza a compensação de R$ 27 bilhões da União aos estados e ao Distrito Federal pela perda de receita provocada pela redução do ICMS incidente sobre combustíveis, vigente de junho a dezembro de 2022. Foram 63 votos a favor e apenas 2 contrários, além de 2 abstenções. O projeto segue agora para a sanção da Presidência da República. Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Sátiro Salles.
O texto prevê ainda transferências ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) para recuperar perdas de 2023 em relação a 2022. O projeto, de iniciativa do Poder Executivo, é resultado de um acordo entre o governo federal e os estados, após vários deles obterem liminares no Supremo Tribunal Federal (STF) determinando o pagamento de compensações maiores que as previstas na Lei Complementar 194, de 2022. Esta lei considerou os combustíveis, o gás natural, a energia elétrica, as comunicações e o transporte coletivo como bens e serviços essenciais, proibindo a aplicação de alíquotas superiores à alíquota padrão do ICMS (17% ou 18%). Esse acordo se refere somente às perdas do ICMS na venda de combustíveis.

Related Post

APÓS PRESSÃO DOS MUNICÍPIOS, SENADO APROVA RECOMPOSIÇÃO DE PERDAS DO FPM BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...