“
MOLÉCULA DO ESPÍRITO”
Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) descobriram uma substância antidepressiva que pode ajudar a combater a depressão grave. Conhecida como “Molécula do Espírito”, ou DMT, o material possui efeitos psicoativos mais seguros do que outros já estudados.
De acordo com estudos apresentados, cerca de 30% dos pacientes com depressão não respondem a nenhum fármaco existente no mercado. No entanto, testes realizados em camundongos com pequenas doses da molécula já foram capazes de apresentar um resultado positivo.
“O DMT tem se mostrado muito promissor. Os resultados confirmaram em dose única estudos anteriores que haviam sido feitos com várias doses”, destaca o pesquisador Cid Pinto.
Ainda sim, para Cid, antes de se pensar em um novo fármaco, mais importante é compreender o funcionamento da molécula e de seus efeitos. “Ao mesmo tempo, é preciso que tudo seja feito com zelo muito grande porque o uso dessa substância hoje só é autorizado como elemento da religião”, afirma.
MISTÉRIO DA DMT
Apesar dos avanços, a molécula ainda precisa ser muito estudada. Do ponto de vista químico, o DMT é uma estrutura muito simples e versátil, encontrada em inúmeros seres vivos, inclusive humanos.
Mas se DMT está normalmente presente em humanos, ainda que em pequenas quantidades, por qual motivo não temos experiências psicodélicas com frequência?
Os pesquisadores já descobriram que isso não ocorre porque o próprio organismo produz uma enzima que degrada a substância.
#JornalJangadeiro #ChamaJangadeiro #JJFeed #JJSaúde
Nenhum comentário: