MAIS DE 9 MIL DENÚNCIAS
Em 2023 as denúncias de casos envolvendo violência nas escolas cresceram cerca de 50%, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Entre janeiro e setembro foram registrados 9.530 chamados por meio do Disque 100. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (3) e marcam o encerramento da campanha digital pela valorização dos educadores e professores do Brasil.
No mesmo período do ano passado, o total de ocorrências informadas foi pouco superior a 6,3 mil. Em 14% das ocorrências deste ano, as vítimas são pessoas com deficiência. Além disso, 5% das vítimas são mulheres e foram alvo de violação em função do gênero.
Foram consideradas no levantamento denúncias envolvendo berçário, creche e instituições de ensino. Segundo o ministério, por meio dos 9.530 chamados, foram identificadas 50.186 violações, o que representa alta de 143,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e setembro de 2022, as ocorrências envolveram 20.605 violações.
As regiões com maior número de registros são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Das 9.530 denúncias, mais de 1,2 mil dizem respeito a casos em que professores foram vítimas.
Foram identificadas violações em áreas como direitos civis, políticos e sociais, discriminação, injúria racial e racismo, liberdade, integridade física e psíquica e direito à vida.
(Foto: reprodução)
#JornalJangadeiro #ChamaJangadeiro #Escolas #Educação #JJFeed #JJSegurança
Nenhum comentário: