CONFIRA AS DICAS
Dor de cabeça, enjoo, cansaço extremo e sensibilidade à luz e ao som. Para muitos foliões, a Quarta-feira de Cinzas chega acompanhada da temida ressaca após dias intensos de Carnaval. Mas, segundo o nutricionista Fábio Félix, alguns cuidados simples podem ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.
“O álcool desidrata o nosso organismo e, desse modo, perdemos alguns eletrólitos, podendo ficar em uma condição de desidratação por um período maior do que o desejado. Por isso, é essencial manter uma boa hidratação. O consumo de água ajuda a reidratar o organismo após a ingestão excessiva de álcool, que muitas vezes foge da rotina. Portanto, é fundamental beber bastante água, tanto durante quanto após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, explica.
Então, separe a garrafinha de água e também prepare um bom lugar para descansar, pois o cansaço pode agravar os sintomas da ressaca.
“O descanso é fundamental, pois a maioria das pessoas que consomem bebidas alcoólicas entra em um estado pró-oxidativo. Esse estresse causado pelo consumo excessivo de álcool pode prejudicar vários órgãos, como o cérebro e o coração. Sem o devido descanso, o aumento dos radicais livres no organismo pode agravar ainda mais esses danos”, comenta.
Alguns medicamentos ajudam a minimizar os sintomas da ressaca, mas o nutricionista alerta que seu uso deve ser avaliado de acordo com a saúde do indivíduo. Ele também recomenda alternativas mais naturais, como os chás.
“Os chás aliviam os sintomas de forma paliativa. Entre os mais indicados estão o chá de boldo, gengibre, camomila, hortelã e beterraba, pois contêm princípios ativos que ajudam a reduzir os efeitos inflamatórios causados pelo consumo excessivo de álcool”.
Segundo o profissional, apesar do enjoo, é necessário se alimentar.
"A alimentação não precisa ser a mais variada e nutritiva possível. O consumo de frutas, que também podem ser oferecidas na forma de sucos, ajuda na hidratação, assim como carnes variadas e alimentos da nossa cultura regional, como cuscuz, tapioca e pão, acompanhados de outras fontes de proteína, como ovos, queijos e carnes".
Nenhum comentário: