OPORTUNIDADE
Professores de matemática do ensino médio em todo o Brasil têm até o dia 31 de março para se inscrever na segunda edição da Olimpíada de Professores de Matemática (OPMBr). Com inscrições abertas desde 1º de março, a competição premia os dez melhores docentes na categoria ouro com uma viagem a Xangai, na China, para um intercâmbio educacional e cultural, previsto para abril de 2026.
A OPMBr é fruto de uma ideia surgida entre veteranos de engenharia do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), que buscavam maneiras de melhorar o ensino de matemática no Brasil.
Apesar de o país figurar entre as nações de elite na área (Grupo 5 da União Matemática Internacional), os resultados em exames internacionais, como o PISA, revelam um cenário preocupante. No último levantamento, o Brasil ocupou a 65ª posição entre 81 países no quesito matemática.
A competição foca não apenas no domínio dos conteúdos matemáticos, mas também nas metodologias de ensino. O trabalho dos participantes será avaliado em três fases: a primeira, uma prova online em junho; a segunda, a apresentação de um vídeo com metodologias e práticas pedagógicas, prevista para agosto; e a terceira, entrevistas realizadas pelo Conselho Acadêmico da OPMBr, em setembro. Os vencedores serão anunciados em novembro.
Para a professora Jaqueline Mesquita, do Conselho Acadêmico da OPMBr, o evento oferece uma oportunidade única para compreender as competências que os professores precisam desenvolver para melhorar o ensino.
Ela destaca que muitos dos vencedores da edição passada vieram de cidades do interior, mostrando a importância de mapear as desigualdades regionais no ensino.
O piauiense Rubens Lopes Netto, vencedor da última edição, compartilhou sua experiência transformadora.
"A viagem à China foi uma oportunidade incrível. O ensino lá é focado na aprendizagem colaborativa e na formação contínua dos professores, algo que podemos aplicar no nosso país", contou Rubens, que já compartilha suas experiências em seminários no Maranhão, focando na capacitação de outros educadores.
(Foto: divulgação)
Nenhum comentário: