SEGURANÇA Casos de violência contra mulheres aumentam no Ceará, diz Rede de Observatórios da Segurança

Os casos de violência sofrida por mulheres no Ceará registraram, em 2024, o seu pior período desde 2020, quando foi criada a Rede de Observatórios da Segurança. Os registros são de ameaças, espancamentos, abusos sexuais e feminicídios.

Conforme o relatório “Elas Vivem” da Rede, divulgado ontem, quinta-feira, 13, foram registrados 207 casos em 2024. Desses, 45 foram feminicídios. A maior parte das vítimas tinha entre 18 e 39 anos. Do total de casos de violência, 60 ocorreram em Fortaleza.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contabilizou, em 2024, 41 assassinatos de mulheres em razão de gênero. Ou seja, o número da Rede é maior. De acordo com a organização, é realizado um monitoramento diário a partir do que é veiculado na imprensa. Os dados são coletados e depois revisados.

A pesquisa aponta que 75% dos crimes foram cometidos por pessoas próximas à vítima e que, a cada 24 horas, uma média de 13 mulheres foram vítimas de violência no Ceará.

De acordo com Fernanda Naiara Lobato, pesquisadora da Rede e socióloga, “os números são altos” e representam “que, de fato, vem acontecendo um aumento dos casos”.

Related Post

SEGURANÇA Casos de violência contra mulheres aumentam no Ceará, diz Rede de Observatórios da Segurança BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 14 de março de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...