Morre “José” Safra, o homem mais rico do Brasil dono de um império financeiro mundial

Joseph Safra


O banqueiro Joseph Safra morreu na noite de quarta-feira, 09, aos 82 anos de causas naturais. As informações são do Brazil Journal. O sepultamento será hoje às 13 hs no cemitério do Butantã, em São Paulo para familiares e amigos próximos.

Além da instituição financeira brasileira, o Banco Safra (oitava maior do país em ativos entre os similares privados e públicos), Joseph Safra também fundou o banco J. Safra Sarasin, na Suíça. Seu império financeiro e comercial incluía operações no Safra National Bank (Nova York) e propriedades imobiliárias nos Estados Unidos.

Em 1969, casou-se com Vicky Sarfaty, com quem teve quatro filhos e 14 netos.

Extremamente discreto, os interesses pessoais e detalhes da vida familiar do banqueiro são difíceis de encontrar até em buscas por pesquisas de internet.

Porém, segundo reportagem da Exame publicada em março de 2017, Joseph era um homem apaixonado por livros raros e, portanto, muito caros. Era apontado como um dos maiores colecionadores de obras impressas do País. Também era conhecido pelo gosto sofisticado pelas artes.

No lazer, apenas sua paixão pelo Corinthians era uma marca conhecida. Tanto que, ao lado dos filhos, costumava frequentar os jogos mais importantes do clube paulista.

Do Brazil Journal: “Sua partida, depois de anos de saúde debilitada, marca o fim da era de banqueiros comerciais que construíram o sistema financeiro nacional, de Walther Moreira Salles a Olavo Setúbal e Lázaro de Mello Brandão.

Descendente de uma longa dinastia que financiava e fazia o câmbio de moedas e ouro entre mercadores da Europa, África e a Ásia, ‘Seu José’, como era chamado pelos mais próximos, nasceu no Líbano e chegou ao Brasil em 1962.

Com uma fortuna estimada em US$ 23,3 bilhões em 2020, era considerado o homem mais rico do Brasil e o 37º do mundo pela Forbes.

Em 1969, casou-se com Vicky Sarfaty, com quem teve quatro filhos e 14 netos. Empreendedor, o banqueiro foi responsável pela construção do Grupo Safra no mundo.

Além da instituição financeira brasileira (oitava maior do país em ativos entre os similares privados e públicos), Joseph Safra também é dono do banco J. Safra Sarasin, na Suíça, possui operações no Safra National Bank (Nova York) e propriedades imobiliárias nos Estados Unidos.
Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Related Post

Morre “José” Safra, o homem mais rico do Brasil dono de um império financeiro mundial BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...