❤NÃO PODE FALTAR, NÉ?!? ☕
Para alguns, o dia só começa depois de um café forte. Não é à toa que um dos principais motivos para o consumo da bebida é a crença de que ela deixa a pessoa mais alerta e disposta.
Pesquisadores portugueses da Universidade do Minho, por exemplo, analisaram grupos de pessoas que bebem café para entender como funciona esse "efeito vigília", se ele depende das propriedades da cafeína, ou se está mais ligado à própria experiência de beber café.
Segundo os achados do estudo, a substância presente na bebida ajuda o cérebro a se preparar para o trabalho, fazendo-o entender que é "hora de focar"
O EXPERIMENTO
Foram recrutadas pessoas que bebiam no mínimo uma xícara de café por dia. Elas pararam de beber cafeína por pelo menos três horas antes do estudo. Em seguida, os participantes foram entrevistados pelos cientistas que fizeram duas ressonâncias magnéticas funcionais: uma antes e outra 30 minutos depois de tomar cafeína ou beber uma xícara de café padronizada.
Em comparação com as que não interromperam o consumo de café, foi constatado que beber café aumentou a conectividade na rede visual superior e na rede de controle executivo direito – partes do cérebro envolvidas na memória de trabalho, controle cognitivo e comportamento direcionado a objetivos.
Em palavras simples, "os sujeitos estavam mais prontos para a ação e alerta para estímulos externos depois de tomar café", explica Maria Picó-Pérez, primeira autora da pesquisa e pós-doutora pela Universidade Jaime I, em Portugal.
Nenhum comentário: