PT se encaminha para desfecho de disputa interna por candidatura à Prefeitura de Fortaleza

O PT Fortaleza elege, neste domingo (7), 200 integrantes da sigla que terão um papel fundamental na definição da chapa petista para a Prefeitura da Capital. Depois de eleitos, o colegiado assume a responsabilidade de escolher, no próximo dia 21 de abril, um dos cinco pré-candidatos da legenda para representar a sigla nas urnas em outubro deste ano.

Entre os nomes cotados para a candidatura, dois travam uma disputa mais acirrada: a deputada federal Luizianne Lins (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT). Além deles, também são pré-candidatos o deputado estadual em exercício e presidente do diretório municipal, Guilherme Sampaio; a deputada estadual Larissa Gaspar; e o assessor especial do Governo do Ceará, Artur Bruno.
Encontro municipal

Em meio ao embate entre os pré-candidatos desde o ano passado, o diretório do PT decidiu que a escolha de um deles para disputar o pleito será por meio de um encontro interno. A decisão ocorreu após o fracasso das articulações petistas para um consenso.

Definido o modelo de encontro, as correntes petistas lançaram sete chapas de candidatos a delegados, totalizando 1.296 inscritos.
200 delegados

Neste domingo, todos os filiados do PT Fortaleza até 8 de julho de 2023 poderão votar para definir, de forma proporcional, os 200 delegados que irão debater e votar em um representante no próximo dia 21 de abril.

Desde o fim do prazo para inscrição dos candidatos a delegados, em 27 de março, Evandro Leitão conquistou o apoio de quatro chapas. Ele, que tem como principal fiador o ministro da Educação, Camilo Santana, conta ainda com apoio de lideranças como o líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães, e o deputado federal José Airton.


200
delegados irão escolher o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza

Luizianne Lins, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar têm, cada um, o apoio de uma chapa — composta majoritariamente por integrantes de suas respectivas correntes no PT. Artur Bruno é o único que não anunciou apoio majoritário de alguma das chapas registradas.
Horário e local
A eleição deste domingo ocorre a partir das 8 horas e segue até às 17 horas. São 13 locais de votação para atender às 36 zonas. Os votos serão captados por urnas eletrônicas, as mesmas usadas em eleições nacionais. A expectativa da legenda é de que entre 6 e 8 mil filiados compareçam às eleições.

(*) Diário do Nordeste


Related Post

PT se encaminha para desfecho de disputa interna por candidatura à Prefeitura de Fortaleza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 7 de abril de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...