SAÚDE SELEÇÃO DE EMBRIÕES COMO CAMINHO PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS

Querer proteger os filhos dos desafios da vida, das doenças e das decepções é vontade unânime entre pais e mães. Nem sempre é possível prevenir certas adversidades, porém a ciência tem sido cada vez mais eficiente nesse aspecto. O método de seleção de embriões a partir da fertilização in vitro vem se mostrando eficaz na prevenção de síndromes e doenças genéticas das próximas gerações. “É normal que pessoas que têm essas doenças e desejam ser mães se preocupem em não transmitir a mesma alteração genética para os descendentes”, afirma o oncologista clínico Rodrigo Guindalini.
Segundo o 14º relatório do SisEmbrio (Sistema Nacional de Produção de Embriões), divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2021, houve a realização de 45.952 ciclos de fertilização in vitro no país. No mesmo ano, foram congelados 114.372 embriões, demonstrando aumento em comparação com os 88.503 de 2020.

A técnica de fertilização in vitro, que teve o primeiro sucesso em 1978, na Inglaterra, é muito utilizada por casais com dificuldade de engravidar e tem sido procurada cada vez mais por famílias que apresentam doenças genéticas. O processo é regulamentada pela Anvisa e é usado apenas para questões de saúde, nunca estética.

Related Post

SAÚDE SELEÇÃO DE EMBRIÕES COMO CAMINHO PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 7 de maio de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...