CV quer dominar áreas dos portos cearenses para exportar drogas para EUA e Europa, diz relatório da Polícia Civil A facção carioca já domina a região do Porto do Pecém e ataca rivais no Vicente Pinzón, em Fortaleza, para controlar a região do Porto do Mucuripe, conforme as investigações policiais

O relatório da Polícia Civil do Ceará (PCCE) que aponta o domínio da facção carioca Comando Vermelho (CV) no Estado também revela que a organização criminosa pretende controlar as áreas dos dois portos cearenses, para exportar drogas para os Estados Unidos e para a Europa.

Segundo o documento da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o CV "já domina a região do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante/CE, e agora quer dominar a área em que está inserido o Porto do Mucuripe, no grande Vicente Pinzon, em Fortaleza/CE".

O interesse da facção vislumba "não só a expansão dos 'negócios' ilícitos dos integrantes da ORCRIM no Estado, mas também a nível nacional, devido a localização estratégica dos portos cearenses com a Europa e os Estados Unidos", afirma a Draco.

Mapas desenhados pelos investigadores mostram que a região do Pecém já é dominada pelo Comando Vermelho. Enquanto a área do Porto do Mucuripe tem predominância da facção cearense Guardiões do Estado (GDE), mas o CV tenta tomar o território com ataques aos rivais realizados desde o mês de junho deste ano, principalmente nos bairros Vicente Pinzón e Papicu.

Apreensões de drogas realizadas nos últimos anos, nos portos cearenses, mostram uma maior atuação da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) - que já foi aliada da GDE no Estado, e ainda manteriam negociações de entorpecentes.

O PCC também se aliava a uma máfia sérvia para realizar o tráfico internacional de drogas por meios marítimos. Embarcações carregadas de drogas teriam saído dos portos cearenses com destino à África e, de lá, para a Europa. Pelo menos dois barcos, com 5,668 toneladas e 1,2 tonelada de cocaína, foram interceptados em alto-mar, em 2022.
CONFLITO NO VICENTE PINZÓN

Conforme fontes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) que pediram para não serem identificadas, a "guerra" no Vicente Pinzón começou com um "racha" na facção cearense Guardiões do Estado, que domina o tráfico de drogas no Vicente Pinzón - que fica arrodeado de bairros importantes para o comércio de entorpecentes, como Cais do Porto, Mucuripe e Praia do Futuro.

Alguns integrantes da GDE "rasgaram a camisa" da facção e aderiram à organização criminosa de origem carioca Comando Vermelho, que investiu no ataque aos rivais, no Vicente Pinzón, com o objetivo de tomar um dos últimos redutos dos Guardiões do Estado na Capital.

A área do Vicente Pinzón registrou aumento de homicídios, e a Polícia precisou montar uma operação permanente no bairro. A maior presença policial "desviou" a força dos grupos criminosos para o Papicu, que também teve crescimento da violência, nas últimas semanas. Tiroteios quase diários levaram escolas a suspenderem as aulas, na semana passada.

34 HOMICÍDIOS

foram registrados, entre junho e agosto deste ano, na soma de dados da Área Integrada de Segurança (AIS) 1 - que inclui o Vicente Pinzón - e da AIS 10 - onde está incluso o Papicu. Apesar das Áreas terem outros bairros, a reportagem apurou que a maioria das mortes violentas na região tem relação com o mesmo conflito - que tem focos nos dois bairros.

As investigações da Draco apontam que um dos principais líderes do CV por trás dos ataques no Vicente Pinzón é José Roberto de Sousa Severo, o 'Imperador' ou 'Jogador', preso junto do 'braço direito' dele, Alex Sousa da Silva, o 'Pit', em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no último dia 20 de agosto.

(*) Diário do Nordeste




Related Post

CV quer dominar áreas dos portos cearenses para exportar drogas para EUA e Europa, diz relatório da Polícia Civil A facção carioca já domina a região do Porto do Pecém e ataca rivais no Vicente Pinzón, em Fortaleza, para controlar a região do Porto do Mucuripe, conforme as investigações policiais BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 2 de setembro de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...