“UM GOVERNO DIGITAL PARA CADA PESSOA”
Entendida como uma máquina capaz de simular a inteligência humana, a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. Agora, o Governo Federal irá financiar a criação da Inteligência Artificial no Serviço Público com Inovação, Responsabilidade e Ética (INSPIRE), iniciativa voltada à transformação digital do estado brasileiro e otimização dos serviços públicos. O programa terá duração de quatro anos e prevê investimentos de R$ 390 milhões no período.
O projeto é uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), administrado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e gerido pela Finep.
A proposta é usar inteligência artificial para integrar e qualificar bases de dados como CadÚnico, saúde e educação, de acordo com a Infraestrutura Nacional de Dados (IND), chamada pelo presidente Lula de “Base de Dados do Brasil”. Com isso, será possível oferecer serviços públicos personalizados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“A intenção é usar a inteligência artificial para potencializar as políticas púbicas, oferecendo serviços personalizados que interessam a cada pessoa, seguindo o conceito de ‘um governo para cada pessoa', e sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no compartilhamento de dados. Mais do que isso, a iniciativa é um pilar importante do movimento de transformação digital do Estado, iniciada em janeiro de 2023”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Um exemplo citado é o de um agente de saúde que receberia, por aplicativo, alertas sobre vacinas atrasadas de crianças da sua área de atuação, podendo ainda acessar informações sociais da família e enviar mensagens personalizadas orientando como acessar benefícios.
Nenhum comentário: