Ceará terá, em duas semanas, maior taxa do Brasil dos leitos de UTI ocupados, afirma Abin



Segundo projeção realizada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em apenas duas semanas, os casos graves de infecção por coronavírus no Ceará demandarão 46,3% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da região. O estudo, divulgado pelo site The Intercept Brasil, tem como base a curva da epidemia no Brasil, caso seja semelhante à de Irã, Itália e China.
A Abin avalia que dos 18.510 leitos do Estado, 1.799 (9,72%) estarão ocupados por doentes com casos graves de covid-19. Segundo a projeção, das 1.944 UTIs presentes no Ceará, em duas semanas, 900 (46,3%) estarão sendo utilizadas. No entanto, a projeção ainda não contabilizou as 600 UTIs adquiridas pelo governador Camilo Santana no dia 18 de março.
Caso o fenômeno venha a acontecer, o Ceará será o primeiro lugar do País com a maior taxa proporcional de ocupação em decorrência da doença, seguido do Distrito Federal (44,5%), Santa Catarina (30,6%) e Acre (30,4%). No Brasil, o estudo revela que 10.385 leitos ( 17,4%) – dos quase 60 mil disponíveis – estarão ocupados por doentes com casos graves.
A Secretária de Saúde do Ceará (Sesa) foi procurada para comentar sobre a projeção, mas até o momento não retornou.
Nesta quarta, 25, chegou a 211 o número de casos confirmados no Ceará do novo coronavírus, Covid-19. Foram 26 casos a mais em comparação com o dia anterior, conforme os números da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Todos os casos confirmados entre terça e quarta-feira foram de pessoas que moram em Fortaleza. Não há óbitos registrados no Ceará.
A Capital concentra atualmente 196 casos, 92,9% do total do Estado. Os demais casos se distribuem por outros cinco municípios. Seis deles são de moradores de Aquiraz. Quatro são de Sobral. Há ainda doente um morador de Fortim, um de Juazeiro do Norte e um de Mauriti - o prefeito do Município. Há também casos no Ceará de residentes de São Paulo e Uberlândia (MG) - um cada.
Fonte: O Povo

Related Post

Ceará terá, em duas semanas, maior taxa do Brasil dos leitos de UTI ocupados, afirma Abin BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 26 de março de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...