Departamento de Saúde da AL alerta sobre cuidado nas compras de supermercado


Departamento de Saúde da AL alerta sobre cuidado nas compras de supermercado

Apesar da compra online ser mais indicada neste momento, quem prefere ir ao supermercado nesses tempos de coronavírus, necessita redobrar os cuidados para evitar a contaminação. A nutricionista do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (Dsas), Gisele Pacheco, afirma que não há indícios de transmissão de coronavírus por alimentos, mas que é preciso uma higienização correta.
“Uma dúvida recorrente é se o novo coronavírus pode ser transmitido através dos alimentos. A autoridade europeia de segurança dos alimentos, quando avaliou esse risco em outras epidemias causadas por vírus da mesma família, descartou essa hipótese”, esclarece. Conforme explica, a dinâmica dessa pandemia mostra que a transmissão tem ocorrido pelo contato próximo com um indivíduo infectado ou pelo contágio indireto por meio de superfícies ou objetos contaminados. “Por isso, é preciso ter atenção ao sair de casa”, reforça.
Conforme a nutricionista, o grupo de vírus é sensível às temperaturas normais utilizadas para o cozimento dos alimentos, em torno de 70 graus, mas alguns cuidados na higienização dos itens são fundamentais. “Ao chegar com as compras, você deve higienizar todos os produtos. A dica é usar água sanitária, lavar em água corrente, deixar de molho em uma bacia na média de 15 a 30 minutos. A medida é diluir uma colher de copo de água sanitária para um litro de água. Para produtos em caixa e enlatados, o conselho é umedecer um pano limpo com água sanitária para uma correta limpeza’’, aconselha.
A preparação dos alimentos também exige atenção, segundo a nutricionista. É preciso lavar bem as mãos, usar bastante água corrente, manter as unhas curtas para evitar acúmulo de sujeira e microrganismos. A recomendação deve ser seguida não apenas em meio à pandemia, mas regularmente.
Os sintomas da Covid-19 são semelhantes à de uma gripe comum: tosse, febre, coriza, congestão nasal e dor de cabeça. Em caso de gripe ou resfriado, a alimentação é uma grande aliada conforme explica a nutricionista Gisele Pacheco. “Precisamos reforçar nosso organismo para ficar com a saúde em dia. Alguns alimentos fortalecem nosso sistema imunológico: gengibre, brócolis, alecrim, orégano e cúrcuma têm um efeito antiinflamatório natural, sendo utilizados em sucos ou em preparações sólidas. Não podemos esquecer as frutas ricas em vitamina c como laranja, limão, abacaxi, kiwi. Alho e cebola roxa têm uma ação antiviral, enquanto hidratação também é fundamental”, aponta.
Para Gisele Pacheco, outro item indispensável ao ir as compras é a solidariedade. “É preciso também pensar no próximo e comprar o indispensável’’, aconselha.
Da Redação/Com Comunicação Intern

Related Post

Departamento de Saúde da AL alerta sobre cuidado nas compras de supermercado BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 26 de março de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...