Prefeitura de Fortaleza atualiza plano estratégico para enfrentamento do coronavírus


Resultado de imagem para IMAGENS PREFEITURA DE FORTALEZA

A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a segunda versão do Plano Municipal de Contingência ao Coronavírus. As ações do plano são focadas em campanhas educativas, vigilância em saúde e suporte laboratorial, tendo por finalidade monitorar casos suspeitos e prevenir precocemente, além de esclarecer a população sobre cuidados para a prevenção.
Para auxiliar nessa prevenção, foram destacadas a difusão de ações de higiene, que ajudam a evitar contaminação por vírus, como a lavagem das mãos, cuidados ao tossir e uso correto da máscara. Todas essas ações serão divulgadas por meio dos canais de comunicação da Prefeitura e nas unidades de saúde internamente para o público da SMS.
Em relação aos procedimentos nos atendimentos nas unidades de saúde, o plano também detalha o passo a passo dos protocolos, desde a chegada do paciente à unidade de atenção primária à saúde até uma possível coleta da amostra.
Caso o paciente tenha viajado para algum país com transmissão local do vírus ou tenha tido contato com algum caso suspeito ou confirmado, além dos sintomas característicos do COVID-19, o fato deverá ser notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica e encaminhado ao Hospital São José (Rua Nestor Barbosa, 315 - Parquelândia), onde será realizada a coleta de amostras biológicas (swab).
Até o momento, foram realizadas reuniões e capacitações aos gestores e mobilizadores da saúde com o objetivo de repassar o fluxo e os protocolos de atendimento dentro das unidades de saúde. A SMS vem realizando, periodicamente, reuniões com coordenadores de postos e gestores de hospitais com a explicação detalhada do plano. A última reunião ocorreu na terça-feira, dia 03 de março.
Nesta segunda-feira (09/03) foi ministrada uma capacitação para 120 mobilizadores do Núcleo de Educação em Saúde para que possam repassar informações sobre o COVID-19 à população.
A equipe já trabalha tirando dúvidas em relação às endemias em locais estratégicos da cidade e também atuará como multiplicadora das ações de controle e enfrentamento ao vírus.
COVID-19
Notificado em dezembro do ano passado, o COVID-19 é um vírus que causa infecções respiratórias e tem como sintomas febre, tosse e dificuldade de respirar, podendo levar a pneumonia e até a morte.
A letalidade do coronavírus é considerada baixa se comparada a outros vírus respiratórios como o SARS e o MERS. No entanto, a transmissibilidade é bem mais elevada, o que acaba ocasionando um maior número de mortes, já que mais pessoas são infectadas.
Mundialmente, até o momento, foram notificados mais de 87 mil casos, com mais de três mil mortes. No Brasil, até o momento, foram confirmados 25 casos do coronavírus, sendo quatro por transmissão local e 21 casos importados.
ROBERTO MOREIRA

Related Post

Prefeitura de Fortaleza atualiza plano estratégico para enfrentamento do coronavírus BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 10 de março de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...