SUPERDOTADO
O cearense Bernardo Leitão, 7 anos, é um dos integrantes do grupo que descobriu um novo asteroide na órbita de Marte. O pequeno faz parte da equipe Theta Mensae, da Associação Mensa Brasil, que reúne pessoas com superdotação. Com outras cinco crianças, as crianças participaram da análise de imagens enviadas pelo IASC/Nasa capturadas pelos telescópios PANSTARRS 1 e 2, localizados no Havaí.
Curioso com as questões relacionadas ao universo, o pequeno Bernardo aprendeu tudo sozinho por meio de livros e vídeos em plataformas digitais. Com um QI de 150, considerado superdotado, o cearense faz parte da iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o International Astronomical Search Collaboration, da Agência Espacial Americana (IASC/NASA).
A descoberta do asteroide foi feita pelo colega de Bernardo, Arthur Luiz, também de sete anos e morador de Ourinhos, no interior de São Paulo. O grupo responsável pela descoberta espacial inclui ainda Benício Zenha (6 anos), Alexandre Franchini Woo (8 anos), Paulo Augusto Tomadon (8 anos) e Vitor Sena Ramos (9 anos). Arthur nomeará o asteroide, pois fez a observação inicial.
“Agora eles vão, com o passar de muitos anos, fazer análises desse objeto, traçando a órbita completa, analisando do que ele é composto”, explica Daniel Luiz, líder da equipe Theta Mensae.
(Reportagem: Pâmela Marinho)
(Imagens: Gutemberg Filho)
Nenhum comentário: