Brasil Prisão de Braga Netto aperta cerco sobre Bolsonaro e aliados


A prisão do general Walter Souza Braga Netto nesse sábado (14/12) aperta o cerco ao redor do círculo mais próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na fase final do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022. O general da reserva do Exército foi preso por envolvimento na trama golpista para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por tentar ter acesso a conteúdo sigiloso. A defesa nega que ele tenha obstruído as investigações.

A Polícia Federal (PF) teve acesso a novas informações sobre a ligação do general na trama golpista depois que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, mudou versões e acrescentou detalhes em depoimentos que construíram o acordo de delação premiada com a corporação.

Até o momento, 40 pessoas foram indiciadas pela PF no chamado inquérito do golpe, que investiga a organização criminosa montada por militares e aliados de Bolsonaro que tentaram impedir a posse do presidente Lula.

O grupo se dividia em diferentes núcleos para espalhar desinformação sobre o processo eleitoral; incitar militares a aderirem ao plano golpista; monitorar alvos como o ministro do STF Alexandre de Moraes, o presidente eleito Lula e o vice Geraldo Alckmin; e criar a minuta que embasaria juridicamente a iniciativa golpista.

Bolsonaro se manifestou na noite de sábado e questionou a tese de obstrução das investigações alegada pela PF. “Há mais de 10 dias o ‘Inquérito’ foi concluído pela PF, indiciando 37 pessoas e encaminhado ao [Ministério Público] MP. Como alguém, hoje, pode ser preso por obstruir investigações já concluídas?”, escreveu o ex-presidente.

(*) METRÓPOLES 

Related Post

Brasil Prisão de Braga Netto aperta cerco sobre Bolsonaro e aliados BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 15 de dezembro de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...