Ontem, sábado (07/12), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, junto a membros da Diretoria da instituição, marcou presença na primeira edição da ExpoCariri, evento que reúne as principais iniciativas e produtores da agropecuária nordestina. Realizada no município de Barbalha, de 6 a 8/12, a feira é promovida pelo Sistema FAEC/Senar e pela Embrapa Algodão, com parceria da FIEC, Sebrae e Governo do Ceará.
Em uma área de 10 hectares, irrigada e plantada, o evento reúne mais de 40 empresas expositoras e um público estimado de 3 mil pessoas ao longo dos três dias de atividades, entre produtores rurais, técnicos, pesquisadores, empresários e interessados em geral. A programação conta com exposições e palestras relacionadas à agropecuária e à apresentação de soluções tecnológicas aplicáveis ao setor, e a FIEC marcou presença entre os estandes, apresentando os projetos de suas casas para a agropecuária.
Encontro dos Produtores Rurais do Cariri
Um dos destaques da ExpoCariri foi o Encontro de Produtores Rurais, que reuniu os sindicatos de produtores da região. Em discurso durante o evento, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, ressaltou que a indústria trabalha em parceria com o setor agrícola.
“Qualquer atividade que se transforma na indústria precisa de matéria-prima, e é por isso que desde o início estamos de mãos dadas com o SENAR e a FAEC, juntamente com o Sebrae, para dizer que a gente precisa desenvolver esse estado, e para fazer isso, a gente tem que estar olhando para quem está produzindo. Fico muito feliz de ver aqui um laboratório a céu aberto, uma coisa espetacular. Isso só acontece se tiver a força do trabalho, a tecnologia, o entendimento com as universidades, que é onde está o conhecimento, e o cuidado para repassar isso para quem precisa e vai produzir. O que está sendo feito aqui é uma revolução, é uma mudança de mentalidade, onde todos ganham”, destacou.
Indústria e agronegócio de mãos dadas
Durante a programação do evento, foi realizada a inauguração da sede do Sistema FAEC/SENAR na região do Cariri e da primeira Sala do Empreendedor Rural do estado, em parceria com o Sebrae. A iniciativa, uma das pioneiras no Brasil, permite que os empreendedores rurais do Cariri tenham a orientação especializada de agentes treinados sobre a gestão de micro e pequenas empresas no setor agropecuário.
O projeto Algodão do Ceará, uma iniciativa fruto do trabalho conjunto entre FIEC, FAEC, Sebrae e Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará (SDE), também foi lançado na ocasião. O projeto busca reposicionar o estado no setor algodoeiro a partir da produção de uma pluma de alto valor agregado, desenvolvida pela Embrapa.
(*) RB
Nenhum comentário: