PARA FAVORECER SUA EMPRESA
Um ex-servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) foi preso ontem, quarta-feira (8), em Fortaleza, após ser condenado a 14 anos de prisão por desviar mais de R$ 1 milhão do órgão enquanto atuava em Crateús, no interior do Ceará.
A captura de Ernando Veras Leitão, de 57 anos, foi realizada pela Polícia Federal enquanto se deslocava com familiares após almoçar em uma área turística da capital cearense. Ele foi localizado por meio de trabalho de inteligência.
Como servidor do TRT-7, Ernando era responsável pela expedição de alvarás para movimentação de contas judiciais, cargo que lhe permitia acessar recursos destinados ao pagamento de custas processuais, impostos de renda e contribuições previdenciárias.
As investigações apontam que ele se utilizou da função que exercia para cometer fraudes, manipulando documentos processuais e substituindo dados originais pelos de sua própria empresa, um estabelecimento do ramo automotivo em Crateús.
Com os documentos falsificados, o ex-servidor conseguia movimentar contas judiciais e desviar os valores para sua empresa, causando um prejuízo superior a R$ 1 milhão aos cofres públicos.
Após a prisão, Ernando foi levado à sede da Polícia Federal no Ceará e transferido para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
Nenhum comentário: