País: Companheiro de delegada presa é liderança do PCC no Norte, diz MPSP

O companheiro de Layla Lima Ayub, delegada de polícia recém-empossada presa, nesta sexta-feira (16/1), suspeita de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), é apontado pela investigação como uma das lideranças da facção na região Norte do Brasil, mais precisamente no Pará.
Jardel Neto Pereira da Cruz, vulgo “Dedel“, tem 29 anos e já havia sido preso em 2021. À época, segundo o Ministério Público de São Paulo (MPSP), ele foi apontado como o responsável pela expansão do PCC no Norte do Brasil, ainda dominado pela facção rival Comando Vermelho.

Em 2023, Dedel foi preso novamente após fugir do regime semiaberto. Nesta sexta-feira (16/1), ele foi preso pela terceira vez. Ainda de acordo com a promotoria, o criminoso deixou a cidade de Marabá, no Pará, sem autorização prévia do juiz, o que se configura como uma violação da liberdade condicional que usufruia no momento.

Após uma averiguação nas redes sociais, as autoridades constataram que Dedel iria se mudar em definitivo para São Paulo para morar com a companheira, Layla Ayub.

O casal foi preso junto em uma pensão que morava. Os dois estavam na fase final de adquirir uma padaria na zona leste de São Paulo, que supostamente seria usada para lavar dinheiro oriundo do PCC.

Layla Lima Ayub tomou posse como delegada de polícia no dia 19 de dezembro de 2025. A partir desse dia, ela passou a ser aluna da Academia de Polícia (Acadepol). No dia da sua formatura, a delegada levou o namorado membro do PCC para o evento.

No pedido de prisão, as autoridades definiram a ação como “audaciosa”, visto que o homem, conhecido como Dedel, estava descumprindo condições da liberdade condicional.

No dia 28 de dezembro, Layla Ayub, mesmo já tendo tomado posse como delegada, atuou como advogada de quatro presos do Comando Vermelho em uma audiência de custódia no Pará. Na ocasião, os detentos estavam respondendo pelos crimes de tráfico e associação criminosa.

Ela é acusada de integrar o PCC, atuando próximo às lideranças da facção na região Norte, e por ajudar na lavagem de capitais da organização criminosa.

Related Post

País: Companheiro de delegada presa é liderança do PCC no Norte, diz MPSP BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 17 de janeiro de 2026

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...