Sucesso eleitoral de ‘forasteiros’ e concentração de votos no PL preocupa vereadores de Fortaleza Dos 21 parlamentares que foram candidatos em 2026, quatro foram eleitos para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados.


O resultado da disputa eleitoral para o Legislativo cearense acendeu um alerta nos vereadores de Fortaleza, principalmente aqueles que foram candidatos para a Assembleia Legislativa ou para a Câmara dos Deputados — dos 43 parlamentares, 21 haviam lançado candidatura em 2026.

Muitos deles confessaram estarem ‘perdidos’, enquanto outros mostram a preocupação com a perda de força da ligação entre políticos e territórios em prol da presença e engajamento nas redes sociais. A preocupação é inclusive saber como essa mudança deve ter impacto na eleição municipal de 2028 — na qual muitos devem tentar a reeleição.

O tema dominou a primeira sessão da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) após a eleição do último domingo (4). Tanto na tribuna da Casa como nos bastidores, parlamentares tentavam apontar os motivos para os próprios resultados terem sido menores do que o esperado.

Até mesmo quem não foi candidato, falava sobre a perda de força na transferência dos votos, ou seja, a capacidade de, como lideranças ligadas a determinado bairro ou região, contribuírem com a votação de aliados que concorriam para a Alece ou para a Câmara dos Deputados.

Um dos principais motivos apontados foi a concentração de votos em André Fernandes, reeleito deputado federal com o recorde cearense de 684 mil votos. Quase metade dessa votação, cerca de 313,5 mil votos, foi apenas na capital cearense.

Também foi citado a chegada de candidatos ‘forasteiros’: aqueles que têm maior força em outras regiões do estado, mas que aumentaram a presença em Fortaleza, o que também teve impacto em quem tem a força eleitoral mais ligada apenas à capital. A falta de organização das chapas pelos partidos e investimentos financeiros abaixo do esperado também foram elencados pelos parlamentares.

No total, quatro vereadores de Fortaleza devem deixar a Câmara Municipal para assumir novos cargos em 2027. O vereador Emanuel Acrízio (SD) irá assumir cadeira na Câmara dos Deputados, enquanto Gabriel Aguiar (Psol), Bella Carmelo (PL) e Gardel Rolim (PRD) ocuparão uma vaga de deputado estadual.




Related Post

Sucesso eleitoral de ‘forasteiros’ e concentração de votos no PL preocupa vereadores de Fortaleza Dos 21 parlamentares que foram candidatos em 2026, quatro foram eleitos para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados. BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 8 de outubro de 2026

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...