Com saída de Teich, quem são os cotados para o Ministério da Saúde

Eduardo Pazuello, Nise Yamaguchi, Luiz Cláudio Fróes e Osmar Terra
Da direita para a esquerda: Eduardo Pazuello, Nise Yamaguchi, Luiz Cláudio Fróes e Osmar Terra, nomes avaliados para o Ministério da SaúdeFoto: Montagem/ CNN
Com a demissão de Nelson Teich do Ministério da Saúde – o segundo ministro a deixar a pasta em um mês –, três outros médicos e também um militar aparecerem como os mais cotados para assumir a vaga.
O primeiro deles é o general Eduardo Pazuello, nomeado no fim de abril para o cargo de secretário-executivo do Ministério durante a curta gestão de Teich – ele havia assumido a pasta em 16 de abril.
Além dele, são considerados os médicos Nise Yamaguchi, Luiz Cláudio Fróes e Osmar Terra, que também é deputado federal.
Oncologista e imunologista, Yamaguchi ganhou destaque no governo por seu apoio ao uso da hidroxicloroquina, remédio defendido por Jair Bolsonaro contra o novo coronavírus.
Já Fróes o atual diretor de Saúde da Marinha e, segundo fontes ouvidas pela CNN, já teria sido sugerido ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como um bom ministro na época da demissão de Luiz Henrique Mandetta.
Terra é um nome que sempre aparece em discussões sobre a troca na gestão do Ministério da Saúde. Ele foi cotado para substituir Mandetta, em abril, e atua como consultor de Bolsonaro sobre a pandemia de Covid-19.
Eduardo Pazuello.
Eduardo Pazuello
PAZUELLO ASSUME INTERINAMENTE O MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Natural do Rio de Janeiro, Pazuello é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, em 1984. Participou de Operações no Centro de Instrução de Guerra na Selva, em Manaus (AM) e, assim como o presidente Jair Bolsonaro e outros militares, tem o curso de paraquedista.
Entre outras funções de destaque, trabalhou na assessoria de planejamento, no comando da Base de Apoio Logístico do Exército e na coordenação logística das Tropas do Exército Brasileiro empregadas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.
Também prestou serviços ao governo durante a presidência de Michel Temer quando assumiu a coordenação da Operação Acolhida, que cuida de refugiados da Venezuela em Roraima.
Em 29 de abril, foi anunciado por Teich para ocupar a posição de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Sem experiência de atuação na área de saúde, ele substituiu o médico João Gabbardo, nomeado para a posição durante a gestão de Mandetta. Segundo Teich, Pazuello foi escolhido por sua capacidade na gestão de logística, considerada por ele uma das principais necessidades para a atual crise derivada da pandemia do novo coronavírus.
CNN
Redação!!


Related Post

Com saída de Teich, quem são os cotados para o Ministério da Saúde BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 16 de maio de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...