Em um mês, ocupação de leitos de UTI e enfermaria para Covid-19 tem aumento de 400% no Ceará

A ocupação dos leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19 e a pessoas que necessitam de ventilação mecânica teve um aumento de 400% em poucos mais de um mês no Ceará. As informações foram divulgadas no boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa) na noite desta quarta-feira (6).
Os dados se referem ao período compreendido entre os dias 2 de abril a 5 de maio deste ano. Os hospitais que registraram as maiores taxas de ocupação no intervalo observado foram o Leonardo da Vinci, com 100% nas enfermarias e 96,3% na UTI, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que alcançou 87,8% nos leitos de enfermaria e ocupação total nos de UTI e o Hospital de Campanha Presidente Vargas, que atingiu a capacidade máxima nas enfermarias e 90% nas Unidades de Terapia Intensiva, no mesmo recorte de tempo.
De acordo com a Sesa, o Ceará conta atualmente com 800 leitos de enfermarias e 621 de UTI e tem 419 ventiladores mecânicos que estão sendo utilizados por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 na rede de saúde do SUS e privada do Estado.
Mortalidade
Fortaleza, com 22,6% Maracanaú (8,5%), Baturité (5%) e Cascavel (4,9%) foram as quatro áreas que apresentaram a maior taxa de mortalidade da doença por 100 mil habitantes, sendo que a capital cearense e o município de Maracanaú figuram entre as cidades com a taxa acima da que foi observada no Estado, que era de 7,1% até o fechamento dos dados do boletim, realizado nesta segunda-feira (5).
Segundo a Secretaria da Saúde, os índices elevados sugerem a subnotificação de casos e sua consequente confirmação, considerando que alguns municípios estão confirmando seus primeiros registros com óbitos.
Picos de casos
O informe semanal da Sesa, mostrou ainda que houve um aumento no número de casos suspeitos a partir de 4 de maio, atingindo dois picos nos dias 23 de março e 20 de abril.
No espaço de tempo entre os dias 23 e 29 de abril, houve estabilidade na quantidade de pessoas com a doença, voltando a crescer nos dias seguintes. A Pasta acrescenta que o aumento pode estar associado ao descumprimento das medidas de isolamento social por parte da população, percepção também compartilhada pelo secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto Martins durante uma live promovida por estudantes de uma universidade de Minas Gerais sobre o relaxamento da população quanto ao isolamento social.
Fonte: Diário do Nordeste

Related Post

Em um mês, ocupação de leitos de UTI e enfermaria para Covid-19 tem aumento de 400% no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 7 de maio de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...