Aliados governistas ganham força no interior; oposição fica estável

Abertas as urnas no Ceará, as eleições municipais mostraram que partidos políticos que integram grupo que governa o Estado conseguiu se fortalecer ainda mais nas disputas pelos municípios. Enquanto isso, partidos de oposição, como Pros, Podemos e Psol, permaneceram com pouca amplitude em âmbito estadual. Mesmo aliado do governador Camilo Santana, o MDB de Eunício Oliveira sofreu baixas, como mostram os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A legenda, que já governou 33 prefeituras em 2008, quatro anos depois passou a administrar 28 cidades. Após o pleito de domingo caiu para 17.
A força dos partidos no interior do Estado, com o resultado das eleições municipais, já prepara o cenário para os próximos dois anos quando o eleitor vai escolher o novo governador ou governadora, além das vagas para o Senado, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Buscando manter a hegemonia como o maior partido do Ceará, o PDT aumentou de 48 para 66 a quantidade de prefeitos eleitos no primeiro turno. Em 2016, a legenda obteve a última administração no segundo turno, em Fortaleza.
A força dos irmãos Cid e Ciro Gomes ao que parece continua influenciando os resultados da eleição no Estado.
Os seus principais aliados saíram vencedores, como em Sobral, com Ivo Gomes, e nos principais centros eleitorais. A exceção foi a derrota em Juazeiro do Norte, quando o grupo não conseguiu reeleger o atual prefeito Arnon Bezerra (PTB), derrotado pelo oposicionista Glêdson Bezerra, do Podemos, partido liderado pelo senador Eduardo Girão. Na ala da oposição, o Pros venceu em dois municípios, o Podemos e o Psol em um.
O grupo governista se mantém forte em Fortaleza, e em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Ceará.
Na Capital, Sarto Nogueira (PDT) recebeu maior número de votos e vai disputar o segundo turno com Capitão Wagner (Pros). Já em Caucaia, Naumi Amorim (PSD) - que é também aliado do ex-vice-governador Domingos Filho - foi o candidato mais votado e enfrentará Vitor Valim (Pros) no próximo dia 29.
Domingos Filho e o ex-senador Eunício Oliveira, que integravam a oposição ao governador Camilo Santana (PT) ainda na disputa eleitoral acirrada de 2014, seguem a agora na trincheira governista. A mudança de lado se deu antes da reeleição do petista para o Executivo estadual. Mais próximo do governador, o grupo de Domingos Filho conseguiu ampliar o número de prefeituras pelo PSD. Saiu de 21 para 27 - inclusive recuperando a administração de Tauá, o maior colégio eleitoral do sertão dos Inhamuns, com a eleição de Patrícia Aguiar, que ocupava mandato de deputada estadual.

***Informações PONTO PODER DIÁRIO DO NORDESTE

Related Post

Aliados governistas ganham força no interior; oposição fica estável BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 17 de novembro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...