Prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira vai ter maioria dos novos vereadores da Câmara

Sarto Nogueira (PDT) foi eleito o novo prefeito de Fortaleza neste domingo (29). O pedetista disputava o segundo turno da Capital com Capitão Wagner (Pros). Em 2021, quando assumir o comando do Paço Municipal, Sarto irá encontrar um cenário favoráve na Câmara Municipal de Fortaleza: 25 dos 43 vereadores eleitos pertencem a sua coligação (PP/PDT/PTB/PL/PSB/DEM/PSD/CIDADANIA/RED/PSDB). 
Além disso, o vereador reeleito do PSL, Marcelo Lemos, que está sub judice na Justiça Eleitoral, pode compor a base do pedetista na Casa, já que o partido se colocou no segundo turno como independente. Na atual legislatura, Lemos apoiava a gestão de Roberto Cláudio. 
O Psol, que fez dois legisladores municipais para a próxima legislatura, deve fazer parte da oposição na Casa, apesar de ter anunciado apoio a Sarto no segundo turno. O ex-candidato ao comando do município e presidente estadual da legenda, Renato Roseno, já comunicou a oposição crítica que deve integrar na Casa. 
Já o PT, que também apoiou a chapa pedetista no segundo turno, não se pronunciou sobre como será a atuação dos seus três vereadores na Câmara em relação ao mandato de Sarto. A sigla deve deliberar sobre o tema antes da posse de Sarto, em janeiro. Atualmente, os três legisladores petistas, que foram reeleitos para a próxima legislatura, integram a oposição de Roberto Cláudio (PDT). 
O Psol e o PT, inclusive, também fariam oposição ao candidato do Pros, se ele tivesse sido eleito, já que o apoio a Sarto foi para 'derrotar' Wagner, o qual atribuem a candidatura como 'bolsonarista'. 
Com isso, Sarto deve enfrentar uma oposição mais forte do que Roberto Cláudio tinha quando foi reeleito em 2016, já que a coligação (PROS/REPUBLICANOS/PODE/PSC/PMB/PMN/PTC/DC/AVANTE) de Capitão Wagner fez 12 vereadores para a nova legislatura. Em 2016, inclusive, o atual prefeito da Cidade tinha 31 dos 43 vereadores na sua base e encerra o mandato com 36 parlamentares no seu arco de alianças. 
Sarto, por sua vez, anunciou, ainda na campanha, que irá buscar o diálogo com a oposição na Câmara para tentar aprovar projetos que visem a melhoria de Fortaleza. 
(*) Com informações DN

Related Post

Prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira vai ter maioria dos novos vereadores da Câmara BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...