APONTA PESQUISA
💻 Uma pesquisa realizada com estudantes universitários ou que têm interesse em cursar uma faculdade mostra que 70% deles utilizam frequentemente ferramentas de inteligência artificial (IA) na rotina de estudos. Oito a cada dez estudantes conhecem ferramentas como ChatGPT e Gemini.
A pesquisa Inteligência Artificial na Educação Superior, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), em parceria com a Educa Insights, foi realizada no mês passado. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (6). As informações são da Agência Brasil.
📚 Foram ouvidos 300 estudantes universitários que ingressaram na faculdade entre o fim de 2023 e início de 2024 e com estudantes que têm interesse em uma graduação particular, com idades entre 17 e 50 anos, das cinco regiões do país.
O levantamento também mostra um aumento em relação ao uso de IA constatado na primeira pesquisa, realizada em 2023. Em 2024, houve um aumento de 11% na quantidade de universitários e futuros universitários que afirmaram conhecer ferramentas de IA. Além disso, houve um aumento de 18% naqueles que fazem uso frequente na vida acadêmica.
Entre os benefícios da IA citados pelos participantes estão a possibilidade de aprender a qualquer momento em qualquer lugar (53%); o acesso a informações e conteúdos mais atualizados e diversificados (50%); e, melhora na eficiência e rapidez na resolução de dúvidas e problemas (49%).
Já como desafios, os entrevistados mencionaram a falta de interação humana (52%); a dependência excessiva em tecnologias que podem falhar ou ficar obsoletas rapidamente (49%); e, a possibilidade de erros nas avaliações e correções realizadas por inteligências artificiais (41%).
(Foto: Ilustrativa)
Nenhum comentário: