O Brasil deu um show na Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI) 2024 e levou para casa medalhas de ouro, prata e bronze na bagagem. As três vencedoras foram Maria Clara Fontes, de Aracaju, que levou o ouro, Sofia Torres de Paula Cintra, mineira de Belo Horizonte que levou a prata, e Estela Baron Nakamura, de Brasília, que ficou com o bronze.
O torneio aconteceu em Veldhoven, na Holanda, e contou com provas práticas, testes algorítmicos e uma feira do conhecimento. O Brasil conquistou o 4° lugar geral e emplacou a melhor marca de sua história na competição desde 2021. A edição 2024 contou com a participação de meninas de 55 países e 182 medalhas foram distribuídas.
O Movimento Meninas Olímpicas luta pelo aumento da presença feminina nos meios político, científico e empresarial, além de incentivar a participação de mulheres em olimpíadas do conhecimento. Criado pela professora Nara Martini Bigolin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o projeto mantém um site online completo com o calendário de provas e inscrições. Para se informar, basta acessar: olimpiadas.ufsm.br/.
Com informações de Só Notícia Boa
Imagem: Revista Nova Imagem
Nenhum comentário: