Quem é Oscar Rodrigues, que quebrou hegemonia de grupo político dos Ferreira Gomes em Sobral

A vitória de Cid Gomes (hoje no PSB) nas eleições municipais de 1996 inaugurou um ciclo político em Sobral que se estendeu ao longo de quase três décadas. O grupo capitaneado pela família Ferreira Gomes — ainda unida e tendo como principal referência o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) — elegeu, além do próprio Cid, mais três prefeitos na cidade: Leônidas Cristino (PDT), Veveu Arruda (PT) e Ivo Gomes (PSB), este último irmão caçula de Ciro e Cid.

Com o mandato próximo ao fim, Ivo Gomes não conseguiu eleger a sucessora. A ex-governadora Izolda Cela (PSB) perdeu a disputa, no domingo (6), para o deputado estadual Oscar Rodrigues (União Brasil) — ele teve 52,42% dos votos válidos contra 47,58% conquistados por ela.

Na primeira fala após o resultado eleitoral, Oscar Rodrigues atribuiu a vitória aos "muitos erros nas últimas gestões", em referência aos adversários. Em entrevista ao Diário do Nordeste, cientistas políticos ampliam esta perspectiva e pontuam que o resultado histórico das urnas em Sobral é explicado, na verdade, por uma soma de fatores.

Do lado derrotado, o desgaste representado por sucessivas gestões municipais teve peso, mas foi acentuado por uma medida impopular efetivada faltando pouco para as eleições: a taxa do lixo — tema que foi a "tônica" da campanha na cidade, afirma o professor de Ciência Política da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Rodrigo Chaves de Mello.

O racha familiar e a ausência de Ciro Gomes, pela primeira vez, da campanha eleitoral no berço político da família é outro fator relevante para entender a virada no cenário eleitoral da cidade. Um último elemento é citado por Mello como necessário para entender o resultado: "a misoginia do eleitorado". "O fato da Izolda ser uma candidata mulher, bloqueou também a transferência de votos", considera.

Do lado vitorioso, o mérito de ter iniciado, há uma década, o movimento de "construir um grupo político que consegue, pela primeira vez, de forma organizada, disputar contra o grupo Ferreira Gomes", cita o cientista social e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Elias Guilherme.

OPOSIÇÃO EM SOBRAL

O cientista político cita a eleição de 2014 como ponto inaugural do grupo liderado pelo agora prefeito eleito de Sobral, Oscar Rodrigues. Naquele ano, o filho dele, Moses Rodrigues (União), foi eleito para a Câmara dos Deputados pela primeira vez.

Apenas dois anos depois, Moses Rodrigues enfrentou Ivo Gomes na disputa pela Prefeitura de Sobral. "Na época, foi uma eleição difícil", relembra Elias Guilherme. "No entanto, os três irmãos (Ciro, Cid e Ivo Gomes) estavam unidos naquela eleição e conseguiram superar o desafio que era vencer o deputado Moses Rodrigues", completa ele.

(*) DN

Related Post

Quem é Oscar Rodrigues, que quebrou hegemonia de grupo político dos Ferreira Gomes em Sobral BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 15 de outubro de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...