Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Data Trends, entre os dias 23 e 26 de dezembro, aponta os primeiros cenários da corrida eleitoral para o Governo do Ceará em 2026. Ao todo, foram aplicados 1.200 questionários, com nível de confiabilidade de 95% e margem de erro de 2,83 pontos percentuais.
No primeiro cenário, com três nomes colocados, o ex-governador Ciro Gomes (PSD) aparece na liderança com 45% das intenções de voto. Em seguida, o atual governador Elmano de Freitas (PT) soma 31%, enquanto o senador Eduardo Girão (NOVO) registra 10%. Outros 6% não souberam ou não responderam, e 8% afirmaram votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.
Já no segundo cenário, sem a presença de Ciro Gomes, o governador Elmano de Freitas lidera com 35%, seguido de Roberto Cláudio (União Brasil), que aparece com 30%. Eduardo Girão mantém crescimento e alcança 13%. Nesse cenário, 10% não souberam responder e 12% optaram por branco, nulo ou nenhum.
No terceiro cenário, em uma disputa direta entre Ciro Gomes e Elmano de Freitas, o ex-ministro leva vantagem, com 49%, contra 32% do atual governador. Os que não souberam ou não responderam somam 6%, enquanto 13% indicaram voto branco, nulo ou nenhum.
A pesquisa também avaliou a aprovação da atual gestão estadual. O governador Elmano de Freitas registra 56% de aprovação, enquanto 38% desaprovam sua administração. Outros 6% não souberam ou não responderam.
O levantamento revela um cenário eleitoral ainda em construção, com diferentes configurações a depender dos nomes que venham a disputar o pleito em 2026.







Nenhum comentário: