Previdência do Ceará tem déficit de R$ 11 bilhões, diz Mauro Filho

O deputado federal Mauro Benevides Filho (União Brasil) denunciou, na manhã da última segunda-feira (22), em entrevista ao telejornal O Otimista, a deterioração das contas públicas do Governo do Ceará. Segundo o parlamentar, que comandou a Secretaria da Fazenda do Estado por 12 anos, os dados atuais apontam que o Fundo de Previdência dos servidores terá um déficit — ou seja, gastará mais do que arrecada — de R$ 11 bilhões entre 2027 e 2030.
Mauro Filho assumiu a coordenação geral da elaboração do plano de governo do pré-candidato ao Palácio da Abolição Ciro Gomes (PSDB) e afirmou ter ficado surpreso com o cenário das contas públicas sob a gestão de Elmano de Freitas (PT). “O Ciro é uma pessoa muito inteligente. Nós vamos ter de encontrar uma forma de resolver esse déficit de R$ 11 bilhões”, disse Mauro.

Em 2021, Mauro Filho conseguiu a aprovação de uma lei que garantia a destinação de parte da arrecadação do Imposto de Renda dos servidores públicos ao Fundo de Previdência. O objetivo era reduzir o déficit previdenciário e garantir a aposentadoria da categoria. No entanto, os governos de Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (PSB), ainda quando estavam à frente do Executivo estadual, suspenderam esse repasse por um período de 18 meses.

Ciro também anunciou, na semana passada, a redução de pelo menos R$ 1 bilhão por ano nos gastos públicos do Governo do Estado caso seja eleito. A verba seria redirecionada para áreas prioritárias, como segurança e saúde públicas.

Related Post

Previdência do Ceará tem déficit de R$ 11 bilhões, diz Mauro Filho BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 24 de junho de 2026

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...