Ex-‘número 3’ do Vaticano é declarado culpado de pedofilia na Austrália



O cardeal George Pell, que já foi considerado o “número três” do Vaticano, foi declarado culpado de crimes sexuais contra menores na Austrália, tornando-se o mais alto dignatário da Igreja católica condenado em um caso de pedofilia, anunciou uma corte de Melbourne (sul da Austrália) nesta terça-feira 26.
Pell, de 77 anos, foi declarado culpado em um julgamento em dezembro de ter abusado sexualmente de dois coroinhas de 12 e 13 anos na sacristia da Catedral de São Patrício em Melbourne nos anos 1990. Mas o tribunal proibiu até esta terça-feira (noite de segunda, 25, no Brasil) que os meios de comunicação informassem sobre o caso.
O dirigente havia negado as acusações inicialmente e o júri não havia chegado a um veredicto no primeiro julgamento sobre o caso, em setembro, mas o cardeal foi declarado culpado em um novo julgamento, em dezembro.
A corte de Melbourne adotou então uma “ordem de supressão”, que proibia aos veículos fazer qualquer menção ao caso, sob pena de ações legais. Este silêncio forçado foi imposto com o objetivo de proteger o júri de um segundo julgamento em que o cardeal Pell devia responder a outros supostos crimes.
Mas a acusação decidiu abrir mão deste, o que levou à suspensão, nesta terça-feira, da proibição a que a imprensa reportasse o caso, autorizando aos veículos a anunciar o veredicto de culpa. A pena que será imposta ao cardeal não foi decidida. Na quarta-feira está prevista a audiência de sentença.
Os advogados do cardeal anunciam à AFP a intenção de apelar. “O cardeal George Pell sempre manteve sua inocência e continua fazendo”, disse um comunicado publicado nesta terça-feira por seus advogados.
George Pell deixou suas funções no Vaticano para se defender, mas sobre o papel continua aparecendo no comando da secretaria de Economia da Santa Sé, ou seja, como o número três do Vaticano.
Um dos coroinhas vítimas de Pell morreu em 2014. O outro informou em um comunicado publicado por seu advogado que o processo legal é estressante e “ainda não terminou”.
“Como muitos sobreviventes, experimentei vergonha, solidão, depressão e dificuldades. Como muitos sobreviventes, demorei anos para compreender o impacto que deve na minha vida”, disse a vítima, que não foi identificada publicamente.
Às portas da corte, defensores de outras vítimas de abusos receberam Pell aos gritos de “monstro” e “apodreça no inferno”, quando o cardeal deixou a corte ao final da audiência.
Fonte: Veja

Related Post

Ex-‘número 3’ do Vaticano é declarado culpado de pedofilia na Austrália BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...