Assembleia promove campanha de prevenção a suicídio e depressão

30/08/2019, SEXTA-FEIRA
Assembleia promove campanha de prevenção a suicídio e depressão
A Assembleia Legislativa promove, a partir de segunda-feira (02/09), uma grande mobilização para prevenir a depressão e os casos de suicídios no Ceará. A Casa aderiu ao Setembro Amarelo, com palestras, cursos, audiências públicas, panfletagem e atendimento com escuta por psicólogos. Como parte do movimento Ideia Certa, o Legislativo Cearense fará ainda uma campanha publicitária de conscientização da população.
Além da programação que se estenderá por todo mês, a Assembleia Legislativa abordará o tema também por meio da FM Assembleia (96,7MHz), da TV Assembleia (canal 31.1), site oficial da Casa, redes sociais, e anúncios em diversos veículos de todo Estado.
O presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), ressalta que a saúde mental é uma das maiores preocupações da atualidade. Porém, apesar da gravidade, falar desse assunto ainda é um tabu e por isso prevalece muita desinformação. “Precisamos falar desse problema e construir políticas públicas de prevenção. Estamos colaborando fazendo nossa parte, inclusive com a criação de uma frente parlamentar”, acrescenta Sarto.
A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio e o Departamento de Saúde da Casa organizaram a programação do Setembro Amarelo, com participação das Companhias de Polícia de Guarda e do 1º Batalhão de Bombeiro Militar. O presidente da Frente Parlamentar, deputado Evandro Leitão (PDT), pondera que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, a depressão já será a doença mais incapacitante do mundo. “Queremos fomentar a produção legislativa e estar junto aos cidadãos para reduzir os impactos desse sério problema de saúde pública”, afirma Evandro.
O dia 10 de setembro é internacionalmente conhecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Por conta da data, desde 2015, entidades como o Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina, Associação Brasileira de Psiquiatria e outras instituições se envolvem em ações destinadas a dar visibilidade à prevenção do suicídio. É o chamado Setembro Amarelo.
Redação AL

Related Post

Assembleia promove campanha de prevenção a suicídio e depressão BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...