Secretário diz na AL que plataforma propõe saúde acessível, humana e de qualidade


Secretário diz na AL que plataforma propõe saúde acessível, humana e de qualidade

A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa recebeu, na tarde desta terça-feira (27/08), o secretário da Saúde do Ceará, o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues (Dr. Cabeto), para a apresentação do projeto Plataforma de Modernização da Saúde, lançado no último dia 19, pelo Governo do Estado.
O secretário também prestou informações sobre o projeto de lei do Poder Executivo n°69/19, em apreciação na Casa, que prevê a integração do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte de uma das propostas do plano de modernização da pasta da saúde. 
A presidente da comissão, deputada Dra. Silvana (PR), salientou a importância de debater todas as ações e iniciativas da Secretara da Saúde do Ceará (Sesa) para o conhecimento dos parlamentares. “Depois desse momento, vamos solicitar uma audiência pública na Casa para discutir com os médicos, sindicatos, deputados e população os impactos e melhorias da Plataforma de Modernização da Saúde”, informou.
Dr. Cabeto ressaltou que a ferramenta prevê uma rede de saúde acessível, humana e com qualificação profissional. “É necessário entender que não se trata de um conjunto de obras, e sim de melhorias de acesso, tecnologia para as unidades hospitalares e integração em rede dos hospitais. Devemos antecipar as demandas da saúde, e não apenas tratar”, apontou.
O secretário explicou que a humanização do atendimento deve ser iniciada com a qualificação dos profissionais e mecanismos de avaliação de desempenho. “Queremos criar uma cultura de monitoramento nas unidades e de incentivo de acordo com a excelência do atendimento prestado”, disse.
Segundo Dr. Cabeto, uma das ações já concretizadas para fortalecer a humanização e também a prestação de contas é a plataforma IntegraSUS (integrasus.saude.ce.gov.br), um espaço virtual em que qualquer pessoa pode ter acesso ao desempenho da saúde, com indicadores hospitalares e administrativo-financeiros, além de consultas sobre o tempo de permanência dos usuários nas unidades, as vagas disponíveis nos hospitais, entre outros. “Futuramente, toda a rede hospitalar deve constar no site, para que a população tenha acesso com transparência a qualquer informação”, enfatizou.
A qualificação dos diagnósticos também é primordial na visão do chefe da pasta da saúde. Os laudos e diagnósticos devem ser disponibilizados on-line, com inclusão de segundas opiniões dos profissionais. Já as informações dos pacientes e históricos médicos devem estar disponíveis no Registro Eletrônico de Saúde, em todas as unidades de saúde pública do estado, explicou.
Outra ação prevista é o apoio do Estado aos hospitais do interior do Ceará, fortalecimento dos hospitais universitários e o formato de rede regionalizada do Sistema Único de Saúde. “São muitas ações resultadas de um planejamento estratégico da Sesa que queremos implantar na saúde até 2023. A Assembleia deve receber brevemente mais documentos tratando da Plataforma de Modernização”, frisou.
Além da presidente da Comissão da Saúde, Dra. Silvana, estavam presentes na explanação os deputados Antônio Granja (PDT), Carlos Felipe (PCdoB), Júlio César Filho (Cidadania), Elmano Freitas (PT), Nizo Costa (PDT), Audic Mota (PSB), Walter Cavalcante (MDB), Renato Roseno (Psol), Augusta Brito (PCdoB), Fernanda Pessoa (PSDB), Delegado Cavalcante (PSL), Marcos Sobreira (PDT), Érika Amorim (PSD), Nezinho Farias (PDT), Heitor Férrer (SD) e Jeová Mota (PDT). GM/CG

Related Post

Secretário diz na AL que plataforma propõe saúde acessível, humana e de qualidade BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...