Pré-estação chuvosa começa mais cedo no Ceará, apontam especialistas

As chuvas que marcam o início da pré-estação no Ceará começaram mais cedo, de acordo com especialistas. O período ocorre, normalmente, em dezembro e janeiro, contudo, nos primeiros dias de novembro, o Estado registrou intensos volumes de precipitações em várias cidades.

Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), destacou que não é incomum que ocorra o fenômeno da antecipação e ressaltou que o fato é possível quando há junção de vários fatores climáticos como umidade do ar, calor e a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Para o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Nordeste, Flaviano Fernandes, a presença de um “sistema de larga escala de convecção tropical na faixa equatorial – conhecido por Oscilação de Madden-Julian – influencia as chuvas, que podem ocorrer até o início de janeiro”.

Conforme a previsão do Inmet e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o período compreendido entre novembro a janeiro deve ser de ocorrência de chuva dentro da média histórica, que é de 136.1 milímetros.

“As chuvas da pré-estação podem até animar os agricultores, mas não são indicativos se haverá ou não uma quadra chuvosa favorável no próximo ano”, destacou Raul.

Related Post

Pré-estação chuvosa começa mais cedo no Ceará, apontam especialistas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...