Petróleo é chance para elevar indicadores sociais do Amapá, diz governador à CNN



O governador do Amapá, Clécio Luís, disse em conversa com a CNN em Macapá que a exploração de petróleo na margem equatorial é uma oportunidade para que o estado possa melhorar seus indicadores econômicos e sociais.

Ele também refuta a ideia de que o empreendimento possa ter o mesmo destino de projetos passados que acabaram não trazendo desenvolvimento ao estado.

Governador, o senhor tem feito a defesa da exploração do petróleo na Margem Equatorial. Por quê?

Porque é uma matriz energética e econômica fundamental para o país, e nós vivemos… eu vou tentar sintetizar aqui ao máximo a seguinte situação. A gente vive em um estado que tem os melhores indicadores ambientais do país e talvez do mundo. No entanto, nós temos os piores indicadores sociais e econômicos do país. Em quase todos os indicadores sociais e econômicos, o Amapá é o 27°. No entanto, a gente vai para os indicadores ambientais, são os melhores. Espera aí, isso está errado, nós queremos manter esses indicadores ambientais como os melhores do país, a floresta mais preservada, o maior número de áreas protegidas, mas nós queremos também que a nossa população, que os indicadores sociais e os indicadores econômicos também possam subir, nós queremos usufruir desse valor que é a nossa floresta, que são os nossos rios, que é toda essa biodiversidade que nós temos.

Nós não usufruímos, porque vivemos na pobreza ou abaixo dela. Então, o petróleo é uma possibilidade, não pode ser a única, nós temos que saber que ela será transitória. Mas é uma das possibilidades fortes de nós equilibrarmos esse jogo, de mantermos esses indicadores ambientais, mas elevarmos os indicadores sociais e econômicos.

Vamos supor que seja confirmada a exploração, a viabilidade comercial. Para onde iriam esses recursos dos royalties? O que você planeja?

Esse plano não existe, porque tudo é muito novo, mas é claro que nós estamos voltando todos os nossos esforços, toda a nossa energia, toda a massa política para que a gente faça diferente de muitos estados e municípios que surfaram na onda do petróleo e, depois, quando a curva começou a baixar de produção, os estados começaram a sentir.

Nós queremos resolver problemas imediatos da fome, da pobreza, das questões urbanas, dos 16 municípios do estado, mas queremos também fazer uma reserva para os tempos vindouros. Nós acreditamos na transição energética, por isso, nós temos que dar o exemplo. Ou seja, se nós entendemos o petróleo como uma matriz econômica e energética que está em transição para outras matrizes, vamos nos preparar para elas e aproveitar o financiamento que ele pode nos dar para financiar essa transição, não é transição energética sem petróleo e sem mineração. Então, é esse debate que a gente está fazendo aqui.

(*) Matéria completa no CNN BRASIL

Related Post

Petróleo é chance para elevar indicadores sociais do Amapá, diz governador à CNN BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...