UTILIDADE PÚBLICA
Com certeza você já se deparou com alguma notícia sobre engasgo de criança. Mas, se isso acontecesse em sua volta, você saberia o que fazer? Nenhum procedimento substitui a ligação imediata para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para um acompanhamento especializado, mas é possível realizar manobras que podem salvar vidas, como a manobra de Heimlich.
“O engasgo é um acidente muito fácil de se evitar se nós seguirmos algumas regras e tomarmos cuidados. Crianças não se engasgam somente com alimentos, pode ocorrer de se engasgarem com pequenos objetos”, alerta a pediatra Adriana Pestana em entrevista ao Brasil 61.
✅ O QUE FAZER
Em crianças com mais de um ano, posicione-se atrás da criança e feche a mão em punho e a posicione entre o umbigo e o peito dela, apoiando a outra mão por cima, comprimindo a região abdominal, próxima ao estômago. Em seguida, abaixe-se, ficando na altura da criança, e realize movimentos de tranco para dentro e para cima, tentando empurrar o objeto de dentro para fora. Repita até a criança começar a tossir e expelir o objeto.
Em bebês, coloque a criança deitada no seu braço de barriga para baixo apoiada da sua perna. Com a mão livre, dê cinco tapas com a região do punho da mão no meio das costas do bebê para empurrar o objeto para fora. Depois, vire a criança de barriga para cima e faça cinco compressões no peito, na altura dos mamilos. Repita este procedimento até que o bebê comece a tossir, chorar ou até que coloque o objeto para fora.
❌ O QUE NÃO FAZER
Ao presenciar uma criança engasgada, caso ela esteja tossindo ou chorando, não tente manobras como bater nas costas, balançar ou virar de cabeça para baixo. Além disso, não remova o objeto da garganta que você não possa ver, pois isso pode agravar a situação e empurrar o objeto, asfixiando a vítima.
(Foto: Ilustrativa)
Nenhum comentário: