Bactérias e vírus causadores de intoxicação são identificados em água e alimentos e fábrica no INTERIOR DO CEARÁ////


MAIS DE 700 FUNCIONÁRIOS FICARAM DOENTES
A água e a comida de uma fábrica de calçados em Morada Nova, no interior do Ceará, estavam contaminadas com vírus e bactérias responsáveis por sintomas de infecção gastrointestinal, como vômito, diarreia, dor abdominal e febre. Ao todo, mais de 700 funcionários ficaram doentes.

Os vírus e bactérias foram identificados após a análise das amostras biológicas, realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), a pedido da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Quase 600 colaboradores em Morada Nova adoeceram após consumir a água e os alimentos contaminados, no dia 14 deste mês. Outros 150 empregados da mesma fábrica, mas na sede de Ibicuitinga, também ficaram doentes. Na época, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficaram superlotadas devido ao grande número de atendimentos.

A empresa foi autuada e responderá a um processo administrativo. O laudo e as orientações foram entregues ao município de Morada Nova.

“Entre os patógenos de importância para a saúde pública, foram encontradas quatro cepas da bactéria Escherichia coli e Rotavírus A. A verificação do material coletado nos alimentos constatou a presença das bactérias Bacillus cereus e Estafilococos coagulase positiva em alguns produtos. Já na avaliação da água, foram detectadas bactérias do grupo dos coliformes totais e Escherichia coli”, explicou a Sesa.

A pasta já havia determinado uma série de ações após ser notificada sobre o surto de Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), como a suspensão do uso dos bebedouros na empresa e a recomendação de utilização de água engarrafada.

Related Post

Bactérias e vírus causadores de intoxicação são identificados em água e alimentos e fábrica no INTERIOR DO CEARÁ//// BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...