O aviso, classificado como de perigo potencial (cor amarela), é válido até as 10h deste sábado (8)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para 100 cidades do Ceará, incluindo Fortaleza. O aviso, classificado como de perigo potencial (cor amarela), é válido até as 10h deste sábado (8).
O alerta abrange todo o litoral e as regiões Norte e Noroeste do estado, mas não inclui municípios do Centro-Sul cearense. Segundo o Inmet, as chuvas podem variar entre 20 e 30 mm por hora, chegando a 50 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Apesar do volume previsto, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo. O Inmet recomenda:Evitar abrigo sob árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda durante rajadas de vento.
Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Previsão do Tempo
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que, nesta sexta-feira (7), as chuvas devem se concentrar no Litoral Norte, Litoral do Pecém, Ibiapaba, Jaguaribana, Maciço de Baturité e parte norte do Sertão Central e Inhamuns.
Para a noite, há possibilidade de trovoadas isoladas na Jaguaribana, devido a áreas de instabilidade vindas do Rio Grande do Norte e da Paraíba. No Litoral de Fortaleza, pode haver chuvas fracas e isoladas no final da noite, influenciadas por sistemas meteorológicos do leste do Nordeste e do oceano.
No fim de semana, chuvas são esperadas em todas as regiões do Ceará, em diferentes períodos do dia. Durante as madrugadas e manhãs, a previsão é de precipitação no Litoral de Fortaleza, norte da Jaguaribana, Litoral Norte, Litoral do Pecém, Sertão Central e Inhamuns e no norte do Cariri. Já à tarde e à noite, as chuvas devem ocorrer de forma isolada no centro-norte do estado, especialmente no Litoral Norte, Ibiapaba e parte norte do Sertão Central e Inhamuns.
Nenhum comentário: