TAXA DE TRUMP 'Trump não é xerife do mundo' e 'deve estar muito mal informado': o que Lula disse após anúncio de tarifas dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu longas entrevistas ao Jornal Nacional, da Globo, e ao Jornal da Record na noite de quinta-feira (10/7) nas quais comentou a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impôr tarifas de 50% sobre produtos exportados pelo Brasil ao país.

Entre as justificativas para a medida, o presidente americano mencionou o processo judicial que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Numa carta endereçada a Lula compartilhada nas redes sociais, Trump escreveu, em letras garrafais, que o julgamento contra seu aliado político deveria ser interrompido imediatamente.

E esse, inclusive, foi um dos primeiros pontos abordados por Lula na entrevista ao Jornal Nacional (JN).

Ele disse que "não pode admitir" a "ingerência de um país na soberania de outro".

"E mais grave: a intromissão de um presidente de um país no Poder Judiciário do meu país. É inaceitável que o presidente Trump mande uma carta pelo site dele e comece dizendo que é preciso acabar com a caça às bruxas. Isso é inadmissível", declarou Lula.

O presidente brasileiro reforçou que "quem cometeu um erro vai ser punido" e chegou a insinuar que algo similar poderia acontecer com Trump, caso a invasão do Capitólio, em Washington, nos EUA, logo após ele perder a eleição para Joe Biden, tivesse acontecido no Brasil.

"O que o presidente Trump tem que saber é que se aqui no Brasil ele tivesse feito o que ele fez nos Estados Unidos com as eleições, ele também estaria sendo processado, estaria sendo julgado. E, se fosse culpado, ele seria preso", disse Lula.

"É assim que funciona a lei para todo mundo. Ou seja, nós precisamos aprender a respeitar. Você nunca viu me meter em uma decisão de Justiça americana. Nunca viu. E o que eu espero é reciprocidade, que ele também não se meta nos problemas brasileiros."

Para Lula, Trump "não pode pensar que foi eleito para ser xerife do mundo".

"Ele foi eleito para ser presidente dos Estados Unidos. Ele pode fazer o que ele quiser dentro dos Estados Unidos. Aqui no Brasil, quem manda somos nós, brasileiros", destacou ele, no Jornal da Record.

O presidente brasileiro ainda insinuou que "se Trump conhecesse um pouquinho" o Brasil, "ele teria mais respeito".

Ao ser questionado pela jornalista Delis Ortiz, da Globo, se a recente visita dele à ex-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, poderia ser interpretada como uma intervenção na soberania de outro país, Lula defendeu que trata-se de uma situação distinta.

"Eu fui visitar a presidenta Cristina com autorização da Justiça argentina. Eu só fui lá porque a Justiça argentina decidiu que eu fosse visitar, atendendo um pedido da própria Cristina. Eu fui fazer uma visita humanitária."

"Eu nunca me preocupei com que o Trump recebesse o Bolsonaro ou qualquer pessoa. É direito de cada presidente fazer o que quiser. O que não é direito é um presidente querer dar palpite na decisão de Justiça de um país. Aqui no Brasil, a nossa Justiça tem autonomia. O Poder Judiciário é um poder autônomo, como é o Legislativo. Aqui a gente obedece regras", complementou o presidente brasileiro.

Related Post

TAXA DE TRUMP 'Trump não é xerife do mundo' e 'deve estar muito mal informado': o que Lula disse após anúncio de tarifas dos EUA BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 11 de julho de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...