Os candidatos da Prova Nacional Docente (PND) têm até o dia 6 de agosto para pagar a taxa de inscrição. O prazo de pagamento foi estendido para atender participantes não isentos, mas a data da aplicação da prova permanece em 26 de outubro.
O objetivo do exame é avaliar o conhecimento e as habilidades dos professores brasileiros, auxiliando na seleção de profissionais para as redes estaduais e municipais de ensino. A edição de 2025 teve adesão de 22 Estados e 1.508 municípios de todas as regiões do país, dos quais 18 são capitais.
Os estudantes habilitados e devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas 2025 devem acessar o Sistema PND, preencher as informações solicitadas e efetivar a inscrição.
Também podem realizar a PND as pessoas com formação em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos nos âmbitos federal, estadual ou municipal que adotem o resultado da avaliação como etapa de admissão.
CONFIRA O CRONOGRAMA DA PND
Inscrição: 14 a 30 de julho
Pagamento da taxa de inscrição: 14 de julho a 6 de agosto (prorrogado)
Aplicação da prova: 26 de outubro
Gabarito preliminar e padrão de resposta da questão discursiva: 28 de outubro
Gabarito definitivo e padrão de resposta: 11 de novembro
Resultado final da prova: 10 de dezembro
SOBRE A AVALIAÇÃO
A PND foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores qualificados nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Nenhum comentário: