LUIZIANNE LINS ESTÁ ENTRE OS BRASILEIROS INTERCEPTADOS
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil se pronunciou sobre a interceptação de Israel às embarcações da “Flotilha Global Sumud”, que tinha o objetivo de levar ajuda humanitária à faixa de Gaza. A deputada federal Luizianne Lins (PT) estava a bordo de um dos barcos interceptados.
Em nota, o Itamaraty diz que o governo brasileiro acompanha com preocupação o caso, por ter ciência de que cidadãos brasileiros estão entre os afetados pela ação da marinha israelense.
“Diante das primeiras notícias de detenção de nacionais brasileiros a bordo de embarcações da flotilha, entre eles a deputada federal Luizianne Lins, o Brasil recorda o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais e ressalta o caráter pacífico da flotilha”, declara.
A nota também repudiou a atitude do governo israelence e reforça o entendimento de que o Estado viola direitos humanos. De acordo com o governo brasileiro, a operação militar foi condenável.
“O governo brasileiro deplora a ação militar do governo de Israel, que viola direitos e põe em risco a integridade física de manifestantes em ação pacífica. No contexto dessa operação militar condenável, passa a ser de responsabilidade de Israel a segurança das pessoas detidas”, complementa.
O Itamaraty ainda recomenda que seja feito um levantamento imediato de todas as restrições israelenses à entrada e distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, “à luz do direito internacional humanitário”.
“A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato permanente com as autoridades israelenses, de modo a prestar a assistência consular cabível aos nacionais, conforme estabelece a Convenção de Viena sobre Relações Consulares”, finaliza.
📌 Na lista dos brasileiros estão:
Ariadne Catarina Cardoso Teles
Bruno Sperb Rocha
Gabrielle Da Silva Tolotti
Lisiane Proença Severo
Lucas Farias Gusmão
Luizianne De Oliveira Lins
Magno De Carvalho Costa
Mariana Conti Takahashi
Mohamad Sami El Kadri
Nicolas Calabrese (argentino, com cidadania italiana, residente no Brasil)
Thiago de Ávila e Silva Oliveira
Nenhum comentário: