Novo Ensino Médio: como escolas públicas do CE se preparam para novas regras em 2026 No próximo ano, alunos terão que escolher disciplinas do próprio interesse para compor o currículo escolar.

A partir de 2026, o novo modelo de Ensino Médio previsto na Lei Federal (14.945/2024) passa a ser obrigatório no Brasil, embora algumas redes de ensino já tenham iniciado a transição em 2025. No Ceará, o que ainda falta ser implementadas são os chamados itinerários formativos, disciplinas de aprofundamento escolhidas a partir do interesse dos estudantes.

O novo formato já vem sendo implementado no Brasil com base na Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) n.º 2, de 13 de novembro de 2024. Alguns estados, como Pernambuco e Rio de Janeiro, iniciaram o ano de 2025 com todas as séries adaptadas. Enquanto outras unidades federativas, incluindo o Ceará, optaram pela implementação escalonada por turmas.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Jucineide Fernandes, afirma que o Estado já aplicou em 2025 o aumento da carga horária da Formação Geral Básica (FGB), que inclui Matemática e Português, nas primeiras séries do Ensino Médio.

Essa ampliação foi um dos pontos mais defendidos pelos professores durante as discussões no Novo Ensino Médio. No ciclo de adaptação do modelo antigo de 2017, as disciplinas obrigatórias haviam perdido tempo de aula com a redução da carga horária para 1.800 horas.

Agora, conforme a lei sancionada, o tempo de aula dessas matérias deve ser de 2.400 horas, enquanto a carga horária do currículo flexível diminuiu de 1.200 para 600 horas. Ao todo, devem ser cumpridas 3.000 horas nos 3 anos do Ensino Médio.


2.880 horas
será a carga horária de Formação Geral Básica cumprida na rede estadual do Ceará, ao final do processo de implementação, afirma a Seduc.

Currículo flexível

A grande alteração prevista para o ano letivo de 2026, segundo Jucineide, é a consolidação dos itinerários formativos de aprofundamento (IFAs). Em novembro, os alunos do 1º ano vão optar por qual itinerário desejam seguir. No Ceará, a carga horária mínima dos IFAs será de 240 horas ao ano, totalizando 720h/a ao longo do Ensino Médio.

O objetivo dos IFAs é que os estudantes possam escolher disciplinas do próprio interesse, tornando a escola mais atrativa. Para isso, os alunos que atualmente cursam a 1ª série do Ensino Médio já estudam disciplinas eletivas como uma preparação para a escolha desses percursos educacionais.

(*) Diário do Nordeste

Related Post

Novo Ensino Médio: como escolas públicas do CE se preparam para novas regras em 2026 No próximo ano, alunos terão que escolher disciplinas do próprio interesse para compor o currículo escolar. BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 4 de novembro de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...