Mostrando postagens com marcador MOBILIDADE URBANA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MOBILIDADE URBANA. Mostrar todas as postagens
Embraer começa a testar rota para “carro voador” no Rio de Janeiro
A Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer, começa a testar nesta segunda-feira (8) uma rota para um futuro veículo apelidado de “carro voador elétrico“. A cidade escolhida foi Rio de Janeiro, uma das regiões que mais sofrem com congestionamentos no país.
O objetivo é experimentar como chegar até o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), não mais pelas ruas, mas pelo ar.
O simulado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) será feito no trecho entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e a Zona Norte, onde fica o aeroporto.
Neste momento de testes, será utilizado um helicóptero convencional. No entanto, em breve, a operação será realizada com uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (Evtol), conhecida no mercado como EVA (Eletric Vertical Aircraft), ou o “carro voador”.
A simulação vai ocorrer durante um mês, com seis voos diários, a um custo mais acessível comparado à operação convencional: os preços das passagens estão na faixa entre R$99,99 a R$599,99, a depender do dia e horário do voo.
(*) CNN
www.carlosdehon.com
Carro voador vem para melhorar mobilidade urbana e pode ter custo de ‘Uber Black’
Previstos pela Embraer para começar a circular em 2026, os eVTOLs — ou carros voadores — chegam no Brasil para melhorar a mobilidade urbana. Ou seja, fazer um voo da zona norte à zona sul, por exemplo, e não um voo entre estados, segundo a analista de economia da CNN Priscila Yazbek.
Os carros voadores vão voar na camada entre o topo dos prédios e o controle de tráfego aéreo. Portanto, eVTOL vai coexistir com os helicópteros e drones.
Os valores ainda não foram informados, mas o custo será muito mais barato que um helicóptero, próximo ao custo de um Uber Black.
Isso depende, porém, do eVTOL ser autônomo para não ter custo com piloto, e elétrico, já que os combustíveis representam 30% dos custos de operação de aviões e helicópteros.
Mercado de carros voadores
Os carros voadores estão começando a ser desenvolvidos no mundo por empresas de mobilidade e de aeronáutica. Uma delas é a brasileira Embraer, que tem fechado consecutivos acordos para a entrega dessas aeronaves elétricas.
A Embraer, por meio da Eve, tem 735 eVTOLs encomendados — somando veículos vendidos diretamente e veículos para atender contratos de horas de voo.
Os principais compradores são operadoras de helicópteros, empresas de táxis aéreos e de compartilhamento de aeronaves.
Entre os clientes está a americana Bristow, maior operadora de helicópteros do mundo, a francesa Helipass, principal player de voos de helicóptero em Paris, a Ascent, de Singapura, a Blade, dos Estados Unidos, entre outros. No mercado brasileiro estão Flapper, Helisul e Avantto.
Tem também aéreas comprando eVTOLs do exterior, como a Gol, que comprou da britânica Vertical,e a Azul, que comprou Lilium, da Alemanha.
A Eve só perde em termos de encomenda para a inglesa Vertical.
Feirinha da Beira Mar
![]() |
| Beira Mar |
O prefeito José Sarto, depois de visitar a obra da feirinha da Beira Mar, chamou a construtora responsável e determinou a necessidade de agilizar a conclusão. Sarto quer entregar a nova feirinha da Beira Mar em dezembro, antes da alta estação do turismo e do inverno que atrasa a obra. O secretário Rennys Frota, Regional II corre contra o relógio.
A obra da nova Beira Mar, iniciada há três anos, sofreu atrasos por conta da pandemia de COVID-19 e as chuvas fortes. Além da feirinha, a empresa responsável pela obra ainda precisa concluir as barracas de comercialização de comidas e bebidas e a construção das guarderias, na Praia do Mucuripe.
(*) Roberto Moreira
Prefeitura Municipal de Fortaleza
Prefeitos do Ceará ganham novo prazo para apresentação de Plano de Mobilidade Urbana

FORTALEZA, CE, 28-11-2018: Vista aérea da Av. Santos Dumont, com faixas exclusivas de ônibus, bicicleta e pedestre para o Caderno Especial de Mobilidade. (Foto: Camila de Almeida/O POVO)
Os prefeitos dos municípios do Ceará ganharam mais prazo para apresentação dos Planos de Mobilidade Urbana (PMU). O Senado, ao prorrogar, ontem segunda-feira (27), o prazo para elaboração do PMU, cujo prazo terminava nesta quarta-feita (29), permite aos Municípios manterem convencerem e receberem recursos da União.
A Medida Provisória 906/2019, que prorroga os prazos para que as prefeituras elaborem Planos de Mobilidade Urbana (PMUs) foi aprovada com 74 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção. O Senado acompanhou a posição da Câmara dos Deputados, que tinha aprovado o texto na noite da última quinta-feira (23), fruto de consenso entre as lideranças de todos os partidos.
88% da frota de ônibus usa autoatendimento em Fortaleza
Atualização, 08:16

Dos 1.736 ônibus que compõem a frota da capital cearense, 1.542 veículos já possuem o sistema com o uso de bilhete como pagamento, o que representa aproximadamente 88% do total. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), cerca de 14 linhas de ônibus de Fortaleza ainda devem receber a instalação do serviço de autoatendimento.
Atualmente, 145 veículos ainda operam com pagamento em dinheiro e representam cerca de 8,3% da frota total. Eles devem ser adaptados para a nova modalidade ao longo de 2020. Para que essas linhas que passam pelo Bus Rapid Transit (BRT) possam atuar na modalidade de autoatendimento, o Sindiônibus deve implantar catracas de pagamentos nas estações da Avenida Bezerra de Menezes e Aguanambi.
O Bilhete Único e o Vale-Transporte Avulso estão entre as opções de cartão de transporte no sistema de autoatendimento. O Sindiônibus afirma que cerca de 96% da população usuária do transporte público já utiliza o crédito eletrônico como pagamento. Tanto o Bilhete Único e o Vale-Transporte Avulso podem ser carregados em postos específicos, como farmácias e bancas de jornais.
App que aceita pagamento de caronas com sexo chegará ao Brasil
A expressão de deboche “só se eu pagar com meu corpo”, usada quando não se tem dinheiro suficiente para algo, nunca foi levada tão à sério. Com informações do Metrópoles.
Em 2020, chegará ao Brasil um aplicativo de caronas em que o passageiro pode pagar a viagem com sexo. Pode parecer o roteiro de um filme pornô, mas é real.
A ideia de testar a nova modalidade por aqui é de uma empresa de tecnologia da Holanda – país em que, hoje em dia, é possível pagar aulas de direção com transas, por exemplo.
Segundo os representantes, a intenção é apenas “facilitar” a vida de usuários e motoristas que já são adeptos da prática, deixando a intenção clara para ambos os lados e dando opções de gênero.
A previsão é que os brasileiros tenham acesso à novidade a partir do mês de fevereiro (alô, Carnaval!). O pagamento do aplicativo será por meio de assinatura mensal, do passageiro e do motorista, que deverá custar em torno de R$15 a R$20.
180 graus
Número de motos cresce 201% nos últimos 10 anos no Crajubar
Nos últimos dez anos, a frota de motocicletas cresceu 201% nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, segundo levantamento feito pelo Jornal do Cariri. Em 2007, 28,4 mil veículos do tipo circulavam pelas ruas dos três municípios. Em dezembro de 2017, esse número saltou para 85,6 mil.
No mesmo período, a população nesses municípios aumentou 14%, passando de 403 mil para 460 mil habitantes. Os números apontam que existe uma moto para cada cinco pessoas nos três municípios do principal conglomerado urbano do Cariri. Há dez anos, essa relação era de uma moto para cada grupo de 14 pessoas.
Esses números são avaliados com preocupação por órgãos gestores de trânsito, por uma conclusão rápida: quanto maior o número de motocicletas, maior é a probabilidade de acidentes e outros problemas. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte, cuja frota aumentou de 18 mil para 53 mil motos, intensifica ações de engenharia, fiscalização e educação.
O órgão destaca o aumento expressivo de sinalização para ordenar, organizar e dar mais fluidez ao trânsito, segundo informa a gerente do Setor de Estatística e Educação, Claudia Barbosa. A gestora acrescenta o recolhimento de veículos que trafegam de forma irregular como sendo um dos principais problemas apontados para o gerenciamento do trânsito. Na busca por soluções, são realizadas atividades educativas em escolas, onde se encontram os futuros condutores.
Assinar:
Postagens (Atom)







