Ilário Marques debocha do Ministério Público ao nomear filha para chefiar comissão que irá averiguar nepotismo na Prefeitura



- Hilário Marques,ahahahah
Quem pensa que já viu de tudo na atual administração da Prefeitura Municipal de Quixadá, verá que o inacreditável continua acontecendo. Isso porque o representante do Ministério Público do Estado do Ceará, com atuação no Juizado Especial Cível e Criminal, recebeu denúncia da ocorrência do nepotismo na prefeitura deste município e, no início de julho de 2017, expediu ofício direcionado a administração municipal, solicitando que num prazo de 10 dias todos os secretários municipais enviassem ao órgão a relação de todos os servidores públicos comissionados ou em função de confiança, bem como a relação dos contratos temporários, lotados em todos os órgãos ou secretarias da administração e na Câmara Municipal, que sejam cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau de cada secretário ou vereador.
O prefeito Ilário Marques para atender ao pedido do MPCE tomou uma atitude inusitada, debochou do órgão nomeando a secretária de Administração, Maíra Marques Dias, como chefe de uma Comissão Especial para averiguar a existência de nepotismo na Prefeitura Municipal de Quixadá, pois ela é sua filha. Tudo isso em completa afronta a inteligência das pessoas e desafiando a Justiça, já que o esperado seria a exoneração da filha e não a sua nomeação para investigar a prática do nepotismo.
A Comissão Especial com a finalidade de averiguar a existência de nepotismo nos diversos órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo de Quixadá foi instituída pelo prefeito por meio da Portaria Nº 06.07.001/2017, que, em seu artigo primeiro, nomeia três servidores que ficam encarregados de apurar a figura do nepotismo na gestão. Ainda desdenhando do órgão, o alcaide local deu um prazo maior para entrega de relatórios ao MPCE. “A presente Comissão Especial encerrará suas atividades, com a apresentação de relatório, no prazo de 30 (trinta) dias”.
Como explicar que a filha de um prefeito que ocupa cargo sem concurso na gestão é nomeada para investigar casos de nepotismo? Será este o padrão de administrar que Ilário Marques adota em sua gestão? Cadê a isenção e a imparcialidade? Cadê a lógica, o bom senso e o respeito à Justiça?
O promotor de justiça, Marcelo Cochrane Santiago, pediu também a relação dos sócios e empregados das empresas – pessoas jurídicas – contratadas em casos excepcionais de dispensa e inexigibilidade de licitação. Ele ainda advertiu que a omissão ou falsificação das informações configura crime de falsidade ideológica. Contudo, de acordo com informações, até o momento nenhum órgão ou secretaria respondeu a requisição do Ministério Público. O promotor ressaltou que de posse de todas as respostas irá analisar os casos e que tomará todas as providências necessárias para combater a prática do nepotismo na administração municipal.
O nepotismo consiste no favorecimento ou no beneficiamento de cônjuges, companheiros e parentes, dos mais diversos graus, privilégio que se concretiza mediante o provimento dessas pessoas no preenchimento dos denominados “cargos em comissão”. A prática infelizmente ainda é comum nos mais diversos círculos do poder público, o que fez com que, em agosto de 2008, o Supremo Tribunal Federal (STF) editasse a Súmula Vinculante Nº 13, na tentativa de impedir esta imoralidade no serviço público.
O STF com a Súmula Nº 13 orientou que o administrador público, na contratação de pessoal, tenha conduta regrada e balizada pelos princípios da moralidade, da impessoalidade e da isonomia, abrangendo até mesmo a vedação do “nepotismo cruzado” – no qual uma autoridade contrata parentes de outra autoridade, entre a prefeitura e a Câmara de Vereadores, por exemplo. “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.” diz a súmula.
Além de tudo isso, vale destacar que a administração pública é regida por princípios constitucionais que não podem ser violados. Portanto, qualquer gestor bem intencionado deve obediência aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência. Qualquer conduta desviante destes princípios configura crime contra a Administração Pública que não deve ser tolerado.

Related Post

Ilário Marques debocha do Ministério Público ao nomear filha para chefiar comissão que irá averiguar nepotismo na Prefeitura BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...