Número de fumantes passivos cai 36% em oito anos no Ceará, aponta pesquisa


Resultado de imagem para CIGARRO CANCER NO PANCREAS

Em oito anos, o número de fumantes passivos, aqueles que inalam a fumaça por conviverem com quem fuma, reduziu 36% no Ceará. Foi o que apontou a última edição da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Com o passar dos anos, os adolescentes têm experimentado cada vez menos o tabaco e o consumo de cigarros pela população em geral caiu 35%, segundo a pesquisa.
Os dados foram divulgados na última terça-feira (29), pelo Ministério da Saúde, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A diretora do Instituto Nacional do Câncer, Ana Cristina Pereira, comenta este avanço no combate ao fumo.
Ana Cristina Pereira, diretora do Instituto Nacional do Câncer, disse que O INCA como centro nacional de referência detectou redução importante do câncer de pulmão em decorrência das políticas de controle do tabagismo. Já avançamos muito. O Brasil é um dos modelos em termos de sucesso do controle do tabagismo em política pública”.
Combater o tabaco é fundamental para a saúde pública. Para se ter uma ideia, em 2015, o Ministério da Saúde registrou quase dezoito mil mortes, sendo o tabaco uma das principais causas. Neste mesmo ano, os prejuízos ao país chegaram a 57 bilhões de reais. Dinheiro gasto no tratamento de doentes e com a perda de produtividade. Aumentar ainda mais o preço dos cigarros é uma alternativa que está em debate, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
“Isso se associa à necessidade de combate ao contrabando também, porque aumentando o preço, aumenta o contrabando. Então são ações que devem ser tomadas simultaneamente e faz parte da pauta do governo a discussão sobre aumento de preço dos cigarros. Mas, é uma decisão interministerial, não só do Ministério da Saúde. Isso tem seu tempo e está em andamento” ressaltou o Ministro.
Como parte da política de combate ao tabagismo, o SUS oferece tratamento gratuito para fumantes nas Unidades Básicas de Saúde. Outra ação recente é o lançamento do Portal Saúde Brasil, que tem como um dos pilares o auxílio para quem quer abandonar o vício do cigarro e derivados.
Saúde

Related Post

Número de fumantes passivos cai 36% em oito anos no Ceará, aponta pesquisa BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...