Sarto entrega 14ª Base Descentralizada do Samu e anuncia que Prefeitura fará mutirão para aplicar 2ª dose de CoronaVac nesta quinta-feira (13/05)

 13/05/2021 > QUINTA-FEIRA

Durante a inauguração, Sarto destacou a localização
da nova base do Samu em um ponto
geográfico estratégico da cidade (Foto: Marcos Moura
)
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, entregou, na manhã de ontem,  quarta-feira (12/05), a 14ª Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Capital. Implantada no estacionamento do shopping Iguatemi, a Unidade contará com duas ambulâncias de suporte básico, duas motolâncias e equipes multidisciplinares para diminuir o tempo de resposta em casos de emergência. Durante a transmissão, ele anunciou que a Prefeitura recebeu, nesta manhã, 11 mil doses da vacina CoronaVac e que, nesta quinta-feira (13/05), realizará mutirão para a aplicação de segunda dose e conclusão do esquema vacinal de idosos em espera.

Base descentralizada

Para proporcionar atendimento pré-hospitalar otimizado à população, estarão a postos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de veículo de urgência capacitados. “A nova base está localizada em um ponto geográfico estratégico, próximo ao Cocó, ao Meireles, à Praia do Futuro e à Messejana. Com a descentralização, a assistência irá ocorrer de forma mais rápida e qualificada em casos de urgência ou emergência, minimizando o risco de morte, sequela ou sofrimento intenso”, declarou o prefeito.

Expansão do serviço

Além da base recém-inaugurada, o serviço já beneficia os bairros Papicu, Pici, Jóquei Clube, Benfica, Maraponga, Cajazeiras, Antônio Bezerra, Edson Queiroz, José Walter, Montese, Conjunto Ceará e Jangurussu.

Saiba Mais

O Samu é destinado ao atendimento de emergências médicas pré-hospitalares agudas e graves. O serviço é acionado pelo número 192, que funciona 24 horas, e dá acesso a uma Central de Regulação na Coordenadoria Integrada de Ações de Segurança (Ciops). As chamadas são acolhidas por telefonistas treinados, e os casos são enviados para análise de médicos, que enviam o suporte necessário de acordo com a natureza da emergência.

Novas doses de CoronaVac

Durante a inauguração, Sarto informou que a Prefeitura recebeu 11 mil doses da vacina CoronaVac. A remessa será destinada à conclusão do esquema vacinal de idosos em espera. O Município irá realizar, nesta quinta-feira (13/05), uma operação em regime de mutirão para administrar, exclusivamente por agendamento, as segundas doses de CoronaVac disponíveis.

De acordo com a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, todos os centros de vacinação distribuídos pela Capital estarão em pleno funcionamento para garantir celeridade ao processo.

“Neste momento, estamos montando as listas para os agendamentos, que estarão disponíveis para consulta no portal https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. Iremos avançar cumprindo critérios prioritários, chamando, inicialmente, aqueles que possuem maior intervalo no aprazamento entre a primeira e a segunda dose. Quando o intervalo coincidir, serão priorizados aqueles com maior faixa etária”, explicou.

A SMS reitera a importância do comparecimento aos locais de vacinação apenas mediante confirmação de agendamento para assegurar a organização do processo.



Related Post

Sarto entrega 14ª Base Descentralizada do Samu e anuncia que Prefeitura fará mutirão para aplicar 2ª dose de CoronaVac nesta quinta-feira (13/05) BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 13 de maio de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...